Pular para o conteúdo principal

Léo de Paula lança recital do álbum "Grão" em seu canal no YouTube

Destaque da percussão contemporânea produzida no Espírito Santo, o músico, compositor e produtor Léo de Paula disponibiliza nesta quinta-feira (4), às 19 horas, em seu canal no YouTube, o registro em vídeo do recital de lançamento do seu primeiro álbum autoral, Grão: Território Percussivo.

O músico percussionista Léo de Paula lança vídeo do recital. (FOTO: Tadeu Bianconi)
A apresentação foi realizada no dia 23 de novembro do último ano, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória, com a participação do Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, do Projeto Badu – Grupo de Dança e das convidadas Ekaterina Bessmertnova (cantora) e Rapha Mel (coreógrafa).

No palco, a exemplo do álbum, o artista produz um caldeirão sonoro que abrange ritmos como o ijexá e o congo, azeitado por pitadas de frevo, maracatu, samba, funk e forró, com especial atenção ao sincretismo religioso originário da filiação do Brasil à África.

O álbum
Disponível em CD e nas plataformas digitais, o álbum Grão: Território Percussivo é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo artista em torno de territórios percussivos que compreendem tanto a música miscigenada de rua e o carnaval quanto o ambiente de concerto e a experimentação.


Léo de Paula define o álbum como uma junção de "música de concerto contemporânea para percussão e obras para espetáculo de dança". 

No recital, o público poderá conferir os diferentes olhares de Léo de Paula sobre os sons, ritmos e cores sonoras proporcionadas pelo uso de mais de 20 instrumentos, entre os quais handpan, tambores de língua de aço, marimba, berimbau, pandeiros, tambor de congo, chocalhos, caxixis, sementes amazônicas, timbal e cuícas.

O recital e o álbum contemplam, ainda, composições escritas pelo músico em 2019 para espetáculos de dança, a partir de uma estética que dialoga com a world music.

O lançamento do vídeo integra o projeto do artista selecionado pelo Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com foco no plano de carreira, produção e distribuição do álbum Grão: Território Percussivo.

Fazem parte do projeto a produção do novo site do artista (leodepaula.com.br), com design de Werllen Castro e produção de Fernanda Nali, e uma série de quatro vídeos temáticos sobre percussão e ritmos afro-brasileiros, apresentados por Léo de Paula no Instagram e em seu canal no YouTube.

A apresentação foi realizada no Mucane, em Vitória. (FOTO: Fábio Prieto)
Serviço
Exibição do recital de lançamento do álbum "Grão: Território Percussivo"
Data e horário: 4/ago (quinta-feira), às 19h

Ficha técnica
Direção musical e execução: Léo de Paula
Direção de produção: Fernanda Nali
Assistência de produção: Luiza Mollulo
Som: Matheus Vianna e Luciano Furtado
Vídeo: Luciano Furtado
Fotografias: Tadeu Bianconi, Fábio Prieto (Estação Conhecimento de Serra) e Luiza Mollulo
Participações especiais: Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, do Projeto Badu – Grupo de Dança e das convidadas Ekaterina Bessmertnova (cantora) e Rapha Mel (coreógrafa)

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

“A Matéria Noturna”: Filme gravado em Vitória estreia nos cinemas em abril