Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema Itinerante terá filmes e música de graça em cidades da Grande Vitória

O cinema e a música irão movimentar três municípios da Grande Vitória. De quarta-feira (24) a terça-feira da semana seguinte (30), acontece o Festival de Cinema Itinerante, que irá circular pelas cidades de Vitória, Serra e Cariacica.

Haverá sessões de curtas e de longas-metragens da recente produção do cinema brasileiro, shows musicais e sorteio de brindes. E o melhor: tudo de graça!

O artista MiQ fará apresentação gratuita em Cariacica. (FOTO: Divulgação)
"O foco do Festival de Cinema Itinerante está na democratização do acesso ao cinema brasileiro, na integração do audiovisual com outras linguagens artísticas e na descentralização das atividades culturais. A presença da tela de cinema em espaços abertos e acessíveis é uma oportunidade para difundir a produção audiovisual contemporânea e para jogar luz sobre novos diretores, além de aproximar o público das nossas histórias", diz Lucia Caus, diretora da Galpão Produções, organização que idealiza o projeto.  
 
Sessões de cinema brasileiro
Fomentar o audiovisual brasileiro é um dos objetivos do Festival de Cinema Itinerante. Para esta edição, cada cidade da rota receberá as exibições de um longa e três curtas-metragens. Na telona, o público irá assistir filmes da produção recente do cinema brasileiro com classificação indicativa livre e voltados para toda a família. 
 
O filme que abrirá a programação no primeiro dia de exibição em cada um dos três municípios é o longa-metragem A Felicidade das Coisas, de Thaís Fujinaga. Já no segundo dia será exibida uma seleção de três curtas-metragens: a ficção O Fundo dos Nossos Corações, de Letícia Leão; o documentário Mãe Solo, de Camila de Moraes; e a ficção Neguinho, de Marçal Vianna.

Shows musicais
Em Vitória, no Campus da Ufes em Goiabeiras, acontece a apresentação de Tunico da Vila. O sambista irá trazer para o Festival de Cinema Itinerante uma variedade de ritmos marcados no show Samba de Caboclo, uma homenagem dos povos tradicionais de matriz africana aos povos originários.  No repertório, o cancioneiro de afro-sambas do músico, homenagens ao povo de terreiro e do congo capixaba, além de parcerias com Criolo e Xande de Pilares. 
 
Na sequência, o projeto chega ao balneário de Manguinhos, no município de Serra. Lá, acontecerá o show do BatuQdellas. A bateria, composta e protagonizada por mulheres, irá movimentar a noite do festival, trazendo o empoderamento feminino no samba e reafirmando o sucesso do grupo, que ganhou destaque a partir do Carnaval de Vitória de 2019. 
 
Encerrando a itinerância, o bairro Flexal, em Cariacica, receberá duas apresentações: o grupo Samba Pras Moças e o artista MiQ. O projeto Samba Pras Moças é uma roda de samba protagonizada por mulheres. O projeto vem para reafirmar a importância da presença feminina na trajetória do samba e fazer com que elas continuem sendo protagonistas nos dias de hoje.
 
Um convite ao autocuidado e a consciência. Essa é a proposta do show Miqueísmo, que marca a transição e a evolução musical do artista MiQ. Vindo do rap, ele desenvolveu sua musicalidade na mistura do afrobeat com funk, em um estilo único, original, nomeado mangue baile. Em uma mistura de capoeira, poesia, pirofagia, dança, teatro, os estilos musicais rap, reggae, dancehall, funk e axé são marcantes no espetáculo, que é uma celebração da vida com consciência do peso da morte.

Cena do longa-metragem A Felicidade das Coisas. (FOTO: Divulgação)
Sorteio
O público que irá assistir às exibições do Festival de Cinema Itinerante também será convidado a votar no filme favorito para concorrer a uma bicicleta e a brindes ao final da última sessão em cada cidade. 
 
O Festival de Cinema Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura em Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço
Festival de Cinema Itinerante (Censura Livre)
Programação Gratuita 

Vitória 
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras (Estacionamento do Campus - em frente ao Cine Metrópolis)
24 de agosto, quarta-feira, às 19 horas - Sessão Longa-Metragem A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga
25 de agosto, quinta-feira, às 19 horas - Sessão Curtas-Metragens + show de Tunico da Vila

Serra
Praça São Sebastião  - Avenida Atapoã, Manguinhos, Serra
26 de agosto, sexta-feira, às 19 horas - Sessão Longa-Metragem A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga
27 de agosto, sábado, às 19h - Sessão Curtas-Metragens + show do BatuQdellas

Cariacica 
Campo do Apolo - bairro Flexal II
29 de agosto, segunda-feira, às 19 horas - Sessão Longa-Metragem A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga
30 de agosto, terça-feira, às 19 horas - Sessão Curtas-Metragens + shows do Samba Pras Moças e MiQ

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena