Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para projetos culturais através da Lei Rubem Braga

As inscrições vão até o dia 29 de junho. (FOTO: Carlo Antolini/PMV)
Os interessados em viabilizar projetos culturais nas mais diversas áreas e suportes têm uma ótima oportunidade para executá-los. As inscrições para a Lei Rubem Braga, mecanismo da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) criado para incentivar a produção cultural local, seguem até o dia 29 de junho.

O resultado, que vai apresentar os projetos selecionados pela comissão julgadora, será divulgado no dia 30 de dezembro, sendo publicado no Diário Oficial com número do processo, nome do beneficiado, valor aprovado, título do projeto e prazo para sua realização.

Inscrições
As inscrições devem ser realizadas no setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória até o término do expediente (18 horas) do último dia de inscrição ou por Correspondência Registrada, com Aviso de Recebimento – AR, para o endereço: Protocolo Geral da Prefeitura, a/c Lei Rubem Braga, avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES, CEP: 29.050-945.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição corretamente e cumprir todas as etapas da Instrução Normativa. Caso contrário, a inscrição do candidato será automaticamente indeferida. Também serão indeferidas inscrições protocoladas ou enviadas por correspondência fora do período de inscrição ou do mesmo postulante em mais de um projeto.

Áreas
Podem participar projetos nas seguintes áreas: Artes plásticas, gráficas e filatelia; Cinema, fotografia e vídeo; Dança; Folclore, artesanato e capoeira; História; Literatura; Música; Patrimônio Histórico; Teatro, circo e ópera; bolsa de estudo na área cultural artística; seminários e cursos artísticos destinados a formação, especialização e aperfeiçoamento na área da cultura; além de transporte e seguro de objetos de valor cultural, destinados a exposições públicas.

Para outras informações, basta entrar em contato com a equipe da Lei Rubem Braga através do telefone (27) 3132-5292 ou pelo e-mail leirb@vitoria.es.gov.br.

Divulgação
Para a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, a lei é um forte instrumento para a divulgação da cultura na capital. "A Lei Rubem Braga é um mecanismo fundamental de fomento às iniciativas de quem produz arte em Vitória. Sua existência já permitiu o lançamento de inúmeros projetos culturais, de novos artistas a produtores veteranos. A Instrução Normativa deste ano deixa os critérios de seleção mais transparentes, intensifica os mecanismos de prestação de contas, estimula a diversidade cultural da cidade e amplia a visibilidade das produções lançadas com o selo da lei. Nosso objetivo é fortalecer a produção local ao mesmo tempo em que reafirmamos a democratização e a transparência no uso de recursos públicos".

Lei
Publicada pela primeira vez em 8 de junho de 1991, a lei, que em seu nome presta homenagem ao capixaba Rubem Braga - um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos -, completa em 2015 24 anos de incentivo à cultura produzida na cidade de Vitória. Até o ano de 2014, foram aprovados 1.822 projetos.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória