![]() |
Reunião foi realizada nesta segunda-feira (04). (FOTO: Ninja ES) |
Na tarde da última segunda-feira (04) foi realizada uma reunião com Conselho, no Centro de Vitória, onde participaram mais de 250 artistas e produtores. O secretário de cultura do ES, João Gualberto, foi recebido com vaias e gritos de resistência durante o início da reunião. Ele também foi muito questionado durante toda a reunião e principalmente ao término da mesma, quando finalizou a reunião sem dar respostas concretas aos que estavam presentes, causando ainda mais descontentamento e vaias.
Vale lembrar que uma hora antes da reunião, marcada inicialmente para o Teatro Carlos Gomes, a secretária de cultura mudou o local do encontro, que foi realizado na Casa de Maria ao lado do Colégio do Carmo. Saiba como foi o decorrer da reunião na página do Ninja ES. Veja o vídeo do momento em que o secretário encerra o encontro.
![]() |
Cerca de 250 artistas e produtores ocuparam o local da reunião desta segunda-feira (04) no Centro de Vitória. (FOTO: Divulgação/Ninja ES) |
"CARTA ABERTA DO MOVIMENTO #OCUPASECULT AO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
Vitória, 04 de maio de 2015
Senhoras e Senhores Membros do Conselho Estadual de Cultura,
Encontra-se constituído na Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo o movimento Ocupa Secult, constituído por agentes culturais, artistas e sociedade civil preocupados com a condução e o destino da ação governamental no nosso Estado.
O movimento tomou corpo, provocado pelo corte de 67,4% na pasta da cultura, seu impacto nos editais FUNCULTURA 2015, e postura arbitrária do Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Senhor João Gualberto, Secretario de Estado da Cultura, em 23 de abril de 2015, durante a Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Cultura.
Após esta reunião, o referido Secretário propôs reunir-se em separado com as câmaras na segunda feira, dia 29 de abril de 2015, na tentativa de impedir a ampla participação popular no debate. Desde então, o movimento #OcupaSecult, analisa, discute, e formula novos espaços de diálogo.
Criamos o Fórum Livre da Cultura Capixaba. O movimento #OcupaSecult, uma Reunião Pública, livre e autônoma com o objetivo de estabelecer o diálogo direto e aberto entre as representações culturais e de gerar visibilidade para agendas e pautas da política cultural.
Acreditamos que o diálogo, as agendas e as pautas correm o risco de ser anuladas e sufocadas porque não correspondem ao projeto de governo vigente.
Corremos hoje o risco simultâneo de:
- Privatização dos investimentos nas políticas públicas de cultura, eximindo o Estado de seu protagonismo na garantia dos direitos culturais dos cidadãos;
- Corremos o risco de perder o poder de representação civil na construção das políticas públicas de Cultura;
Acreditamos em políticas públicas que contemplem dinâmicas de produção, difusão fomento e formação.
Como síntese da Reunião Pública apontamos os tópicos mais consensuais:
PRIMEIRO: Da necessidade de formalização e execução do Fórum Estadual Permanente de Cultura do Espírito Santo com representações governamentais, civis e populares;
SEGUNDO: Comprovação pública da existência da conta e CNPJ do FUNCULTURA;
TERCEIRO: Prestação de contas detalhada e pública na reunião do Conselho Estadual de Cultura da parceria entre o Governo do Estado e Instituto Sincades;
QUARTO: Publicação imediata da portaria de criação da comissão cultural de análise de portos aprovada por unanimidade há dois anos no Conselho Estadual de Cultura;
QUINTO: Criação imediata do Instituto de Patrimônio Cultural do Espírito Santo e reforma do Conselho Estadual de Cultura;
SEXTO: Destinação de 11 milhões em verbas públicas do Governo do Estado do Espírito Santo aos editais FUNCULTURA 2015;
Estes 11 milhões significam manutenção do orçamento de 2014 de 8 milhões e adicional de 3 milhões para as novas modalidades de editais.
Reiteramos aqui nosso interesse pela participação e pela construção conjunta da política cultural no Estado do Espírito Santo.
Solicitamos que esta carta seja anexada à ata desta reunião.
Reiteramos a legitimidade do Conselho Estadual de Cultura para que se façam ouvir e cumprir as demandas das representações da Sociedade Civil e do conjunto diverso e múltiplo dos agentes culturais e artistas em atividade no território capixaba.
Saudações Culturais,
Movimento #OcupaSecult."
Fonte: Mídia Ninja ES
Comentários
Postar um comentário