Pular para o conteúdo principal

Debate sobre literatura marginal na Feira Literária

Feira Literária Capixaba. (FOTO: Douglas Schneider/PMV)
O terceiro dia da 2ª edição da Feira Literária Capixaba (Flica) começou com programação voltada para o público infantil, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, Vitória. A apresentação do mágico Mandrakeon e oficinas de contação de história, oficinas artísticas e recreativas e apresentação da Banda de Congo Tindolelê, da Apae Vitória, foram os destaques da programação.

Por volta de 11 horas da manhã aconteceu uma mesa-redonda "Discursos Marginais", com os artistas Júlia Almeida, Lilian Meneguci, Andressa Zoi Nathanailids e Daniel Morelo. À tarde ocorreu um encontro entre escritores, com as participações do subsecretário de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves, da escritora Bernadeth Lyra, entre outros nomes de destaque da literatura local.

Os quadrinhos também entraram em debate no fim da tarde, e a economia criativa, no início da noite. Encerrando a programação desta sexta-feira, o evento Arte marginal, com a participação do Assédio Coletivo e do Cultura Marginales. O evento acontece até este domingo (24).

Lei Rubem Braga
A Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória, está com um estande no evento, onde apresenta parte da produção literária que faz parte do acervo da lei.

A 2ª edição da Feira Literária Capixaba conta com o patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e tem realização da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Academia Espírito-Santense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

Homenagem
Neste ano, a homenageada é a escritora e artista plástica Virgínia Tamanini (1897-1990), mais conhecida pelo romance Karina, que narra a vinda de imigrantes italianos para o Estado. Ela ocupou a cadeira nº 15 da Academia Espírito-Santense de Letras, cujo patrono é José Colatino do Couto Barroso.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória