Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Sesc Glória: Destaque no centro histórico da capital capixaba

Localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, o Centro Cultural SESC Glória manteve a sua arquitetura eclética tradicional. O antigo prédio do Teatro Glória sempre se destacou na paisagem urbana do Centro de Vitória, inicialmente, por ser o primeiro edifício com cinco andares da capital.

Uma das características da arquitetura eclética, o tradicional coroamento no teto da estrutura, mostra a grandeza do edifício no início da década de 20 do século passado e que perdura até hoje.

O antigo prédio do Teatro Glória foi o primeiro edifício da capital com cinco andares. (FOTO: Divulgação/Sesc ES)
O edifício Glória foi construído no antigo Jardim Municipal, chamado Éden Park, onde os moradores da antiga província podiam encontrar um dos cinemas da cidade. O espaço se tornou privado e foi adquirido pelo Santos e Cia. por volta de 1926, que construiu uma das edificações de maior prestígio da capital. A obra fez da edificação a maior da cidade durante muito tempo.

Cúpula
O projeto do teatro foi realizado pelo arquiteto Ricardo Wright, possuindo uma estrutura de concreto armado, sendo uma das únicas edificações da cidade com revestimento em pó de pedra. O Glória apresenta, na sua arquitetura, sacadas, balaústres e o tradicional coroamento no teto da estrutura com a cúpula na esquina. Durante toda a sua trajetória no cenário da cultura local, o edifício foi cinema e teatro. As demais dependências foram utilizadas por diversas empresas para fins comerciais, como hotel e escritórios da produção cafeeira, quando estava no auge.

O prédio, originalmente construído à beira-mar, é identificado como de interesse de preservação do município e não teve sua estrutura externa modificada. Ele passou por reforma, iniciada em 2009.

O projeto prevê a reestruturação do espaço interno com instalações modernas e multiculturais, como teatro, livraria, galeria de arte, restaurante, cinema, biblioteca, entre outros.

O Glória apresenta arquitetura eclética, como o uso de sacadas, balaústres e o tradicional coroamento no teto da estrutura com a cúpula na esquina. (FOTO: Yuri Barichivich/PMV)

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena