Pular para o conteúdo principal

Capixabas vencem em duas categorias no Festival de Dança de Joinville

O 39º Festival de Dança de Joinville terminou neste sábado (30) anunciando e premiando seus vencedores. Dos 23 estados participantes no evento, 11 chegaram nos primeiros lugares nas premiações especiais e nas disputas do Festival 40+, do Meia Ponta e da Mostra Competitiva.

O Espírito Santo teve um destaque especial no evento graças ao desempenho do grupo Balé da Ilha, que conquistou dois primeiros lugares na Mostra Competitiva. Os reconhecimentos foram nos gêneros Balé Neoclássico Conjunto Sênior, com a coreografia "Fantasia Inacabada", e Balé Neoclássico Duo Sênior, com a coreografia "Abraços Suspensos".

Apresentação do Balé da Ilha. (FOTO: Divulgação)
"Momentos lindos, vividos intensamente, pra relembrarmos e nos emocionarmos. Obrigada a todos que fazem parte da construção desse trabalho que começou há tanto tempo. Obrigada a Deus por nos permitir e guiar o nosso caminho", diz a professora Patrícia Miranda, ao comemorar as conquistas. 

Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, avalia o legado da 39ª edição, que marcou a retomada do evento inteiramente presencial depois dos desafios enfrentados em virtude da pandemia de covid-19 em 2020, quando o festival teve de ser cancelado, e em 2021, adiado de julho para outubro.

"O balanço é o melhor possível. Neste ano, os grupos voltaram com uma energia contagiante. O que estamos sentindo é uma grande alegria de todos que estiveram aqui em Joinville", afirma.

"As apresentações foram muito bonitas e o público estava represado em termos de sentimentos. Em todas as noites, percebemos que a plateia está extravasando. Isso traz para os bailarinos o que é mais precioso, receber palmas para saber que o seu trabalho está sendo bem recebido e bem visto. Nisto, o público de Joinville é extremamente caloroso e generoso", acrescenta.

A grande expectativa pelo retorno do evento pôde ser constatada também na procura por ingressos, um dos motivos que levou a organização do evento a ampliar a abrangência e proporcionar ao público em geral oportunidades de assistir aos espetáculos em outras cidades, com apresentações e transmissões em Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.


Resultados
Balé Neoclássico - Conjunto - Sênior
1º lugar - Balé da Ilha (ES) - "Fantasia Inacabada"
2° lugar - Balé do Teatro Escola Basileu França (GO) - "C.O.S.M.O.S"
3° lugar - Ballet Ana Araújo (SP) - "L'Estate"

Balé Neoclássico - Duo - Sênior
1º lugar - Balé da Ilha (ES) - "Abraços Suspensos"
2º lugar - Cia Circuito de Danças Clássicas Jolles Salles (SP) - "ET La Haine"
3º lugar - Cia Petite Danse (RJ) - "Apart"

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória