Pular para o conteúdo principal

Léo de Paula lança site e vídeos temáticos sobre percussão

Destaque da percussão contemporânea produzida no Espírito Santo, o músico, compositor e produtor Léo de Paula lança nesta quinta-feira (7), o seu novo site leodepaula.com.br, reunindo conteúdo relacionado ao s eu primeiro álbum autoral, Grão: Território Percussivo.

O espaço terá link para as faixas gravadas no disco, textos sobre as obras, fotografias, mídia, biografia e informações sobre as oficinas ministradas pelo músico, que, entre outras atividades, é professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Léo de Paula lança site e vídeos em ações de divulgação do álbum. (FOTO: Mariana Garcia)
Paralelamente, Léo de Paula vai apresentar uma série de quatro vídeos temáticos sobre percussão e ritmos afro-brasileiros, com publicação no Instagram e no YouTube, nesta quinta, e ainda nos dias 14, 18 e 21 de julho. 

Finalizando a agenda de lançamentos, no dia 25 de julho o músico vai disponibilizar, em seu canal no YouTube, a íntegra do recital de apresentação do álbum Grão: Território Percussivo.

O conjunto de ações integra o projeto do artista selecionado pelo Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com foco no plano de carreira, produção e distribuição do álbum Grão: Território Percussivo.

Neste seu primeiro trabalho autoral, disponível em CD e nas plataformas digitais, Léo de Paula reúne 12 composições, divididas entre obras de concerto contemporâneas e peças escritas para trilha sonora de espetáculos de dança afro-brasileira.

O CD físico vem em formato digipack, com cuidadoso trabalho gráfico, e traz ainda textos produzidos pelo compositor para cada faixa, em encarte de oito dobras, com fotografias de Tadeu Bianconi e Ariane Dourado. O CD pode ser adquirido no site da FiNA Produtora pelo valor de R$ 20.


O site
Com design gráfico de Werllen Castro e produção de Fernanda Nali, o site foi desenvolvido de forma a explorar aspectos sensoriais do álbum Grão: Território Percussivo. As informações do encarte físico estão contempladas em textos que contextualizam cada faixa, imagens/fotografias do artista e a ficha técnica.

Quem navegar pelo site terá uma ideia visual do conceito que permeia a construção do álbum, no qual o músico se propõe a expressar diferentes olhares sobre as possibilidades de sons, ritmos e cores sonoras proporcionadas pelos mais de 20 instrumentos utilizados por ele nas gravações, entre os quais handpan, tambores de língua de aço, marimba, berimbau, pandeiros, tambor de congo, chocalhos, caxixis, sementes amazônicas, timbal e cuícas.

"A construção do site é de grande importância nesta etapa do meu trabalho porque ajuda a projetar o álbum ‘Grão’ e também a trazer o público para dentro da obra, de uma maneira mais interativa e profunda", comenta Léo de Paula. 

"O conteúdo editorial, de áudio e imagético, bem como a sua disposição, foi cuidadosamente pensado para favorecer um modo de experimentar o disco de forma integrada, explorando as potencialidades criativas do suporte digital", completa Fernanda.

Os vídeos
A potência estética de Grão: Território Percussivo se estende às redes sociais, onde Léo de Paula disponibiliza, a partir desta quinta-feira (7), uma série de quatro vídeos temáticos sobre o universo da percussão e dos ritmos afro-brasileiros. A ideia da série, explica o compositor, consiste em apresentar ao público ritmos e sonoridades presentes em seu processo criativo.

"São vídeos didáticos que tratam de ritmos e toques de origem banta, e que estão presentes na musicalidade brasileira e influenciaram fortemente minha formação como instrumentista e compositor ", adianta.

Cada vídeo, com cerca de quatro minutos de duração, vai abordar um tema. "Há vídeos cujo conteúdo foi dedicado aos toques dos tambores tradicionais afro-brasileiros. Em outro há uma abordagem do agogô e um interessante fenômeno da circularidade rítmica. Por fim, há ainda um vídeo que se dedica à adaptação de tais e ritmos e musicalidades ao pandeiro", descreve o percussionista.


O show
Complementando as ações de difusão de sua obra, Léo de Paula vai disponibilizar, em 25 de julho, em seu canal no YouTube, a íntegra do show de lançamento do álbum Grão: Território Percussivo, realizado no dia 23 de novembro do último ano, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória.

Durante o evento, Léo de Paula contou com a participação do Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, do Projeto Badu – Grupo de Dança e das convidadas Ekaterina Bessmertnova (cantora) e Rapha Mel (coreógrafa).

No palco, a exemplo do álbum, o artista produz um caldeirão sonoro que abrange ritmos como o ijexá e o congo, azeitado por pitadas de frevo, maracatu, samba, funk e forró, com especial atenção ao sincretismo religioso originário da filiação do Brasil à África.

O recital e o álbum contemplam, ainda, composições escritas pelo músico em 2019 para espetáculos de dança, a partir de uma estética que dialoga com a world music.

Vídeos temáticos de Léo de Paula
Data: 7 de julho
Tema: Tambores Tradicionais Afro-Brasileiros

Data: 14 de julho
Tema: Tambores Tradicionais Afro-Brasileiros

Data: 18 de julho
Tema: O Agogô e a Circularidade Rítmica

Data: 21 de julho
Tema: 6 por 8 no Pandeiro, Ritmos e Musicalidade

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena