Pular para o conteúdo principal

Alunos do Vale Música recebem capacitação da Caravana Sinos

O Projeto Vale Música Espírito Santo recebe, entre esta segunda-feira (4) e quinta (7), a Caravana Sinos, que integra o conjunto de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. A iniciativa consiste na capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros de orquestras de projetos sociais.

Oficinas com alunos do Vale Música. (FOTO: Vilane Trindade)
Um grupo de 75 alunos de instrumentos de cordas do Vale Música terá acesso a oficinas presenciais de professores renomados como Carla Rincón (pedagogia e violino), Luciana Rodrigues (pedagogia e viola), Julio Possette (pedagogia e violoncelo) e Rodrigo Favaro (pedagogia e contrabaixo).

Nesta edição, serão oferecidas oficinas do Curso de Pedagogia das Cordas, uma das linhas de ação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), e que tem como objetivo a capacitação de professores e monitores de orquestras de projetos sociais para o ensino coletivo bem como oficinas específicas para instrumentos de cordas, abertas também a alunos e instrumentistas.

No Espírito Santo, a Caravana Sinos conta com a parceria da Fundação Vale, através do Projeto Vale Música Espírito Santo. O Sinos integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

As Caravanas Sinos oferecem aulas dedicadas ao ensino e prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades, gratuitas, têm à frente um time de profissionais de música integrantes da rede do Sinos e são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações. Confira a relação completa de aulas, com suas datas e horários no site da caravana.

Rodrigo Favaro é contrabaixista e pedagogo. (FOTO: Divulgação)
O projeto Sinos
Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória