Pular para o conteúdo principal

Cineclube de Vila Velha homenageia mulheres negras latinas

Em comemoração ao Dia Nacional de Tereza Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra, acontece na próxima terça-feira (26), mais uma edição do Cineclube Cine por Elas, com exibição gratuita do curta-metragem Mulheres Negras - Projetos de Mundo.

O evento traz como convidadas a pedagoga Crislayne Zeferina e a psicóloga Claudia Sales, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, feminista negra, e que trabalha saúde mental da população negra, juventude e mulheres em situação de violências.

A mediação é de Sarah Abner, empreendedora e ativista na luta de mulheres negras. A classificação etária é livre.

Cena do curta-metragem Mulheres Negras - Projetos de Mundo. (FOTO: Reprodução)
No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. A data é um  marco na luta contra o racismo e é uma oportunidade para trazer este tema à tona.

O filme Mulheres Negras - Projetos de Mundo, conta com direção de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara, e conta a história de nove mulheres, que usam as vozes do presente para lembrar do passado. Por meio de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga o público a pensar o que é ser mulher negra no Brasil.

A programação deste mês também inclui dicas de leitura sobre Mulheres Negras e Latinoamericanas, na coluna “Elas Indicam”. E ainda, resenha de Ariani Teodoro com o livro Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis,  de Jarid Arraes, na Coluna Leia com Elas.

Com 20 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres negras, cis, LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello do livro “Tudo sobre o amor”, de bell hooks. O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


Cine por Elas
O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello, Ari e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual). 

Serviço
Cine Por Elas - Tereza de Benguela - Mulheres negras latinoamericanas e caribenhas
Data e horário : 26/jul (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Classificação: 18 anos
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória