Pular para o conteúdo principal

Morre Gustavo Ortega, o DJ Gustavo Txai, em Vitória

Morreu em Vitória, Gustavo Dias Ortega, o DJ Gustavo Txai e também conhecido por Palmitinho. A morte do artista foi confirmada por familiares e amigos nas redes sociais e teria ocorrido no último domingo (11), tendo sido divulgada nesta segunda-feira (11). A causa da morte não foi informada.

O DJ Gustavo Ortega era responsável pelos projetos Radiola Capixaba e Pindorama. (FOTO: Reprodução/Facebook)
Txai era o responsável pelos projetos de DJ de Vinil de MPB roots Radiola Capixaba e Pindorama. Além disso, O artista também era geógrafo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O velório e enterro ocorreram na tarde desta segunda-feira, no cemitério Jardim da Paz, no bairro Civit II, em Serra.

Homenagens
O perfil no Instagram do programa Dialeto Urbano, da rádio Universitária, da Ufes, onde Txai atuou, divulgou uma nota
"O Dialeto Urbano, ao lado do Coletivo Caleidoscópio, comunica com pesar a notícia do falecimento do ex-projetista Gustavo Ortega. Gustavo marca a Cultura, a Universidade e o Coletivo Caleidoscópio. Gustavo Ortega, presente", diz um trecho.

Colecionava discos
Gustavo Txai atuava como DJ desde 2012, apresentando-se em diversos eventos e projetos no estado do Espírito Santo e produzindo festas em algumas das principais casas noturnas de Vitória. 

Era colecionador de discos, tendo como identidade do seu trabalho a pesquisa em música brasileira. Abordava desde a MPB e o samba jazz, até os ritmos populares, como o samba, o forró e suas variações, procurando aliar hits e raridades.

Trazia também uma proposta de ocupação de espaços públicos com a Radiola Capixaba, sistema de som projetado para amplificar suas seleções musicais em alta definição sonora, realizando intervenções, promovendo encontros e convivências em lugares como a orla da Curva da Jurema, da Praia de Camburi, Praça dos Namorados, Praça Costa Pereira, Praça Getúlio Vargas, Praça 8, Parque Moscoso, Horto de Maruípe, Ponte da Passagem, Rua Sete de Setembro. Também em bairros como Piedade, Centro, Itararé, Floresta, São Benedito e Jardim da Penha.

Gustavo Txai durante uma de suas apresentações. (FOTO: Divulgação)
Passou por cidades no interior do estado como Iriri, em Anchieta; Patrimônio da Penha, na Serra do Caparaó; Regência, em Linhares; e Itaúnas, em Conceição da Barra. A Radiola Capixaba já havia se tornado a marca das produções e iniciativas culturais do DJ, com destaque para a realização de festas como a Pindorama - a Festa Capixaba de Música Brasileira - com mais de 60 edições.

Entre elas algumas na rua como as que comporam a programação do Carnaval de Vitória de 2016 e de 2018, além da Pindorama na Ponte, nas imediações da Ponte da Passagem, em Vitória.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória