Pular para o conteúdo principal

Vitu lança "Despedida", potente EP de estreia

Logo de cara, você vai estranhar um EP de estreia chamado Despedida. Tudo bem, o estranhamento é também o que busca o cantor e compositor Vitu. Mas vale te adiantar que o "adeus", nesse caso, é para a tal da fase ruim que todos passamos nos últimos anos.

Com quatro faixas, que também contam com visualizers (elementos visuais que acompanham a música e não chegam a ser denominados clipes), o lançamento marca o fim de um período e o início esperançoso de um novo. Ouça nas plataformas digitais.

O cantor e compositor Vitu lança seu EP de estreia. (FOTO: Divulgação/Marina Melim e Luiza Grillo)
"Esse novo trabalho é o meu primeiro EP, a primeira obra completa que lanço, o meu primeiro capítulo. Aqui eu exploro a minha sonoridade e as minhas referências para alcançar o sentimento. Aqui começo a despedida de tempos difíceis que passaram e abro caminho para respirar de novo.", define Vitu, cantor, guitarrista e violonista no disco.

Definido como uma "melancolia otimista", o EP também é um retrato de quem o artista é hoje. A construção de cada faixa permitiu que Vitu pudesse analisar sua trajetória e quem espera ser no futuro.

"A canção Nada é Mais Como Era Antes, que abre o EP, traz a reflexão de como algo pode mudar para sempre o nosso jeito de ver a vida. Em seguida, Despedida, faixa-título, fala sobre um inteiro que vai e não volta mais, sobre saudar e celebrar o adeus. Já a terceira faixa, Portão, é a segunda música que escrevi na vida, me reencontrar com ela foi uma surpresa maravilhosa. O primeiro single do EP, também é a música que o encerra, Nosso Tempo, é um abraço ao cotidiano com todas suas dores e sorrisos", analisa.


Sentimentos
O compacto é fruto de todas as experiências e emoções sentidas durante o ano de 2021: "crises, euforias e paralisias". A vulnerabilidade desta fase fez com que o desafio de se manter em pé fosse ainda maior, porém, é por causa dos encontros que a despedida se torna tão importante e inesquecível.

"Toda despedida é uma oportunidade de aprender, de recomeçar. Nem toda despedida precisa ser triste, porque para se despedir você precisa ter tido o privilégio de viver aquilo que está indo embora. Há amor em cada despedida, com o EP faço um convite para refletir sobre esses passos que mudam a nossa direção. Ao se despedir você aceita um novo caminho, você abraça o recomeço", finaliza e aconselha Vitu.

O lançamento do EP Despedida marca a entrega de um capítulo inteiro na carreira de Vitu. O que começou com o clipe Deixa Sossegar (2020), um lançamento paralelo durante a pandemia, virou o primeiro show solo, o primeiro clipe e agora, o primeiro disco solo. Vitu é o projeto solo do vocalista e guitarrista da banda Moreati, Vitor Locatelli.

Conhecidos na cena capixaba, já chegaram a dividir palco com nomes como My Magical Glowing Lens, The Baggios (SE), Deb and the Mentals (SP), André Prando, BaianaSystem (BA), Duda Beat (PE) e Liniker (SP).


Ficha técnica
EP: Despedida
Data de lançamento: 21 de julho
Voz, violões e composições: Vitu
Teclados: Thaysa Pizzolato
Gravação de vozes e mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Xande Barcelos
Fotografia: Luiza Grillo e Marina Melim
Edição da capa: Vitor Locatelli
Gravação, produção, direção, montagem e edição dos visualizers: Luiza Grillo
Direção, montagem e produção: Vitor Locatelli
Figurino: Anita Ramalhete

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”