Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Luiza Dutra, em nova fase com single autoral "Coração Tatuado", promete novos lançamentos

Uma desilusão amorosa através de um ritmo contagiante e da voz suave e marcante de Luiza Dutra. Este é um resumo da história de Coração Tatuado, primeira música autoral da cantora e compositora de 23 anos.

O trabalho, com elementos da MPB e do samba, tem parceria de Eloá Eler e Jackson Pinheiro e além das plataformas digitais, estreou com um videoclipe, gravado no Centro de Vitória com direção de Flora Fiorio. É o primeiro single lançado, segundo Luiza, desde que se descobriu compositora em 2020.

A cantora Luiza Dutra lança sua primeira música autoral. (FOTOS: Marcela Bicalho)
Em entrevista ao portal O Melhor da Música Capixaba, Luiza se diz em uma nova fase e conta como foi processo de transformar um poema na música Coração Tatuado, e fala de novidades ainda para este ano.

"Tenho mais alguns lançamentos planejados para esse segundo semestre de 2022! Se tudo der certo, em breve teremos mais músicas saindo e estou muito empolgada pelos trabalhos que tenho desenvolvido", conta.


ENTREVISTA
Luiza Dutra, cantora e compositora
OMMC - Com o lançamento de sua primeira música, é uma nova fase de sua carreira?
Luiza Dutra - Entendo que com esse lançamento eu inicio uma nova fase sim. Não quer dizer que vou deixar de cantar músicas de outras pessoas, mas é como se fosse a conclusão do processo de me entender como compositora, para além de ser cantora.

OMMC - Como recebe essa repercussão de Coração Tatuado, com mais de 15 mil visualizações somente no clipe e no Spotify (até a publicação da matéria)?
Luiza Dutra - Eu estou muito feliz e muito realizada de ver uma composição minha chegando em tantas pessoas. Fico ainda mais feliz pelos feedbacks que tenho recebido, com muitas pessoas se identificando com a mensagem e elogiando vários aspectos da música e do clipe. Foi um trabalho, de fato, muito trabalhoso e demorado, então é gostoso demais ver essa música sendo tão bem recebida pelas pessoas.

"Quando eu vi letras, melodias e harmonias que haviam saído de mim finalizadas eu tive uma noção melhor de que estava de fato compondo"


OMMC - Coração Tatuado foi escrita como um poema. O que escreveu era um sentimento seu naquele momento?
Luiza Dutra - Era sim. Quando fiz essa letra, no começo de 2019, eu tinha acabado de passar por uma desilusão amorosa e estava refletindo sobre como me sentia em relação às mudanças que estava vivenciando. Nessa reflexão eu percebi que havia me perdido de mim no meio do relacionamento que havia acabado e que não queria passar por isso novamente. Coração Tatuado veio, então, como um recado pra mim. Ao colocar a música no mundo, o recado se estende para todo mundo que já se sentiu da mesma forma.

OMMC - Como foi esse processo de transformar o poema em música? E a parceria da Eloá Eler?
Luiza Dutra - Eu deixei esse poema guardado por mais de um ano depois de concluí-lo. Em 2020 eu comentei no Twitter que tinha um poema que parecia ótimo para uma música, mas não conseguia criar melodia e harmonia. A partir desse tweet é que a Eloá entrou em contato comigo e propôs essa parceria para fazer essa música acontecer. Ela veio com propostas para melodia e harmonia e fomos seguindo a partir disso.

OMMC - A partir de que momento você se descobre compositora? Sua família teve participação nesse momento?
Luiza Dutra - Eu passei a me entender como compositora quando eu me permiti transbordar meus sentimentos em forma de música. Acho que quando eu vi letras, melodias e harmonias que haviam saído de mim finalizadas eu tive uma noção melhor de que estava de fato compondo. Minha família sempre demonstrou muita curiosidade para ouvir minhas composições, mas confesso que esse acabou sendo um processo bem mais íntimo e mais ligado à ideia de solitude.

OMMC - Porque a escolha do Centro de Vitória como cenário para o clipe?
Luiza Dutra - Tiveram alguns motivos para essa escolha. A primeira delas tem relação com a sensação de contraste que a gente queria passar na construção visual da música. A temática da canção é triste, fala de uma decepção amorosa, mas os outros elementos da música passam uma sensação diferente, até uma certa alegria. A ideia era de estender esse contraste para o videoclipe, em que eu representaria a leveza, através da coreografia e do figurino, enquanto os lugares do Centro fariam referência ao ambiente urbano, cheio de informações e movimento. O outro motivo para a escolha do Centro é de valorizar espaços que muitas vezes são esquecidos por boa parte dos moradores de Vitória e pelo poder público. O nosso Centro é muito rico e muito bonito; ele deve e pode ser muito melhor aproveitado, inclusive através do incentivo e divulgação de projetos que já tem sido desenvolvidos nesses espaços.

OMMC - Já tem novos trabalhos a serem lançados?
Luiza Dutra - Tenho mais alguns lançamentos planejados para esse segundo semestre de 2022! Se tudo der certo, em breve teremos mais músicas saindo e estou muito empolgada pelos trabalhos que tenho desenvolvido.


A letra da música:
Meu coração foi tatuado
Com a tal desilusão 
De achar que é amado
E se enfiar numa prisão 

Percebi tarde demais
Essa grande confusão 
Pois agora estou aqui
Escrevendo essa canção
Escrevendo essa canção 

Não se deixe de lado
Por uma paixão 
Não quero ser chata
Mas tenho a razão 

Este samba é feito
Com uma intenção 
De tentar impedir
Dor sentida em vão
Dor sentida em vão 

O que eu sinto não tem como ser mudado
Eu posso até esconder, mas não será apagado
O bem e o mal que você me fez
E que num samba triste eternizarei


Ficha técnica
Música: Coração Tatuado
Data de lançamento: 1º de julho
Composição: Luiza Dutra e Eloá Eler
Produção musical e mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Nando Costa
Intérprete: Luiza Dutra
Violão: Dora Dalvi
Cavaquinho: Bruna Medeiros 
Pandeiro e tamborim: Franscielly Goulart
Estúdio de gravação: Funky Pirata
Direção de cena, fotográfica e edição do clipe: Flora Fiorio 
Make: Milton Luz
Coreografia: Tami Gasparini 
Figurino: Shop República
Fotografia: Marcela Bicalho

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Eduardo Maia lança 2ª edição de “Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock” em Guarapari

Casaca, Pele Morena, Amaro Lima e Anderson Ventura em festival com música e gastronomia em Vila Velha