Pular para o conteúdo principal

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha tem programação em Vitória e Serra

Comemorado nesta segunda-feira (25), o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha terá programação especial em Vitória e na Serra.

Oficinas de dança e percussão, roda de conversa e apresentação cultural estão na programação do Museu Capixaba do Negro (Mucane), na capital capixaba. A participação nas oficinas e na apresentação cultural são gratuitas.

O Museu Capixaba do Negro, no Centro de Vitória. (FOTO: Jansen Lube/PMV)
Na Serra serão realizados dois eventos tendo como tema "Mulher Negra – Protagonista de sua própria história". Nesta segunda-feira (25), a partir das 19 horas, acontece uma roda de conversa virtual com a professora de Filosofia e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) no Espírito Santo, Vanda de Souza Vieira. 

No sábado (30), a atividade será presencial. Ainda tendo como tema o protagonismo da mulher negra, será realizado um piquenique no anfiteatro do Parque da Cidade, a partir das 9 horas. A participação é aberta ao público.

"Com estas atividades, a administração municipal celebra o papel fundamental das mulheres negras na sociedade serrana, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com as ações de promoção da igualdade racial", ressalta a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota. 

A data
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, na República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.

O encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do globo.

Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Em nível nacional, em 2014, ficou estabelecido, também no dia 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que além de compartilhar dos princípios do Dia Internacional estabelecido em 1992, também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela.

Tereza foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo. Tereza era de tal importância e magnitude que todos a tinham por “Rainha Tereza”.

As programações:
Vitória
- 25/jul (segunda-feira)
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - Avenida República, 121, Centro, Vitória. Informações: (27) 99873-4596. Entrada: Gratuita.
15h às 17h - Oficina de dança e oficina de percussão
17h30 às 18h - Coffee break
18h - Roda de conversa " Aquilombar Terezas"
19h - Apresentação cultural com o Bloco Afrokizomba

Serra
- 25/jul (segunda-feira)
19h - Roda de conversa virtual com a professora de Filosofia e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) no Espírito Santo, Vanda de Souza Vieira

- 30/jul (sábado)
9h - Piquenique no anfiteatro do Parque da Cidade, em Laranjeiras. Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC