Pular para o conteúdo principal

Alunas da Fafi são aprovadas para Festival de Dança de Joinville

Promover a dança como expressão artística e contribuir para a difusão cultural e o desenvolvimento regional. É com essa missão que, 14 alunas da  Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), em Vitória, irão participar da 39ª edição do maior festival de dança do Brasil: o Festival de Dança de Joinville 2022, que acontecerá em Santa Catarina entre os dias 23 a 27 de julho.

Alunas da Fafi vão participar de festival de dança em Santa Catarian. (FOTO: Divulgação/PMV)
Neste ano, a banca de jurados recebeu mais de quatro mil inscritos com coreografias enviadas por meio de vídeos. Juntamente com os resultados, que saíram em maio, veio a notícia de que as alunas da Fafi foram aprovadas para dançar no palco aberto, um dos locais mais representativos do festival.

As alunas selecionadas têm idades entre 12 e 15 anos. São elas: Anna Clara Costa Ribeiro, Clarisse Marques dos Santos, Isadora Gonçalves, Julia Alvarenga da Silva, Juliana da Silva de Souza, Lavínia Karla de Jesus Santos, Maria Eduarda Batista Vidal, Priscilla Teixeira da Costa, Sandra de Jesus do Nascimento, Sarah Almeida Souza, Teodora Ferreira Schneider, Bruna Silva Mardelli, Ester Nascimento Brum e Isabela Nery Cabidelli.

"Por este ser um festival tão importante, entendemos que nossas alunas ganharão uma grande experiência para sua carreira artística e para a vida. Elas terão a oportunidade de dançar pelos mais diferentes palcos da cidade mostrando o trabalho que desenvolvemos na nossa cidade de Vitória, em especial o trabalho que desenvolve a Fafi, com ajuda dos profissionais que a Prefeitura de Vitória disponibiliza", afirma o coordenador de dança da instituição, Nerdin Montenegro.

Assistidas e acolhidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), as alunas selecionadas receberão uma ajuda de custo de R$ 2,1 mil por pessoa, para hospedagem, traslado local e alimentação. O valor total de investimento será de R$ 23.100. O coordenador de dança acredita que esse apoio financeiro é importante para que as alunas sigam sonhando e respirando arte.


O festival
Promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de sete mil participantes e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de evento. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.

Preocupação com qualidade, pluralidade, troca de conhecimento, divulgação de talentos e experiências. Essas são as características que tornaram o Festival de Dança de Joinville, ao longo de mais de três décadas, o destino tradicional dos amantes da dança.

Participantes de todo o país e até mesmo do exterior viajam à cidade catarinense para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no "Meia Ponta" ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade. Além disso, há um leque de opções para aprimoramento profissional por meio de didáticas inclusivas, com o oferecimento e realização de cursos, oficinas, workshops, palestras, debates e inúmeras ações voltadas aos bailarinos e coreógrafos.

"A preocupação de trazer a Joinville o que há de melhor, move a curadoria artística e a organização do festival", ressalta Montenegro.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória