Pular para o conteúdo principal

Coletivo inaugura primeira galeria em bairro periférico do Espírito Santo

A primeira galeria de artes da periferia do Espírito Santo será inaugurada no próximo sábado (7), no bairro Cricaré, em São Mateus. Com objetivo de levar arte e cultura para o público do Vale do Cricaré, a galeria A Margem é fruto de um projeto da Belas Artes Projetos Culturais.

Um dos ambientes da galeria A Margem. (FOTO: Divulgação)
O espaço foi criado para dar visibilidade a artistas locais e da região, por meio da exposição de suas obras e terá visitação guiada de acordo com agendamento, para cumprimento das medidas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 "A vida em arte flui. Na beira do rio estamos e como ele não estagnamos. Assim como as águas no rio, circulamos com a arte por nossas paredes. A margem do rio estamos e levados por sua correnteza seguiremos lutando, levando arte e cultura àqueles que muitas vezes são afastados pela sociedade. Além de visar oportunidades para artistas locais, a galeria A Margem visa aproximar a comunidade e levar a ela arte e cultura", destaca Marcelo Oliveira, diretor da galeria.

Oliveira diz ainda que a sede da Belas Artes é vizinha a duas escolas do bairro e que isso possibilitará aos professores e alunos excursões para visitação gratuita das peças expostas, agregando o ensino-aprendizagem dos alunos do bairro e região.

Com pouco acesso a atividades culturais, a galeria é uma visão concebida sob a coordenação de Gabriel Moura. Os artistas interessados em expor seus trabalhos podem entrar em contato com a coordenação para agendamentos. A galeria conta com a fotógrafa residente Raphaiane Costa, e com o cinegrafista residente, Alif Ferreira.


O Belas Artes Projetos Culturais é uma escola mateense de dança, que apresenta aulas de baby class, ballet, ballet rítmico, jazz, street dance, sapateado, afro e dança contemporânea. Por meio do projeto Coletivo Regional de Iniciação Artística (C.R.I.A), contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Cultura do Espírito Santo, o local também oferece cursos para jovens em funções da área visual: gravação, fotografia, edição de imagens, entre outros. 

 Serviço
Inauguração da galeria A Margem
Data e horário: 07/ago (sábado), às 20h
Local: Sede da Belas Artes Projetos Culturais - Av. Cricaré, 1719, Beira Rio, São Mateus
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória