Pular para o conteúdo principal

Coletivo inaugura primeira galeria em bairro periférico do Espírito Santo

A primeira galeria de artes da periferia do Espírito Santo será inaugurada no próximo sábado (7), no bairro Cricaré, em São Mateus. Com objetivo de levar arte e cultura para o público do Vale do Cricaré, a galeria A Margem é fruto de um projeto da Belas Artes Projetos Culturais.

Um dos ambientes da galeria A Margem. (FOTO: Divulgação)
O espaço foi criado para dar visibilidade a artistas locais e da região, por meio da exposição de suas obras e terá visitação guiada de acordo com agendamento, para cumprimento das medidas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 "A vida em arte flui. Na beira do rio estamos e como ele não estagnamos. Assim como as águas no rio, circulamos com a arte por nossas paredes. A margem do rio estamos e levados por sua correnteza seguiremos lutando, levando arte e cultura àqueles que muitas vezes são afastados pela sociedade. Além de visar oportunidades para artistas locais, a galeria A Margem visa aproximar a comunidade e levar a ela arte e cultura", destaca Marcelo Oliveira, diretor da galeria.

Oliveira diz ainda que a sede da Belas Artes é vizinha a duas escolas do bairro e que isso possibilitará aos professores e alunos excursões para visitação gratuita das peças expostas, agregando o ensino-aprendizagem dos alunos do bairro e região.

Com pouco acesso a atividades culturais, a galeria é uma visão concebida sob a coordenação de Gabriel Moura. Os artistas interessados em expor seus trabalhos podem entrar em contato com a coordenação para agendamentos. A galeria conta com a fotógrafa residente Raphaiane Costa, e com o cinegrafista residente, Alif Ferreira.


O Belas Artes Projetos Culturais é uma escola mateense de dança, que apresenta aulas de baby class, ballet, ballet rítmico, jazz, street dance, sapateado, afro e dança contemporânea. Por meio do projeto Coletivo Regional de Iniciação Artística (C.R.I.A), contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Cultura do Espírito Santo, o local também oferece cursos para jovens em funções da área visual: gravação, fotografia, edição de imagens, entre outros. 

 Serviço
Inauguração da galeria A Margem
Data e horário: 07/ago (sábado), às 20h
Local: Sede da Belas Artes Projetos Culturais - Av. Cricaré, 1719, Beira Rio, São Mateus
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Grandes atrações musicais nas festas do município de Fundão

Professor capixaba de dança lança videodança online

Em primeiro single após “rebatismo”, Thiago Maré lança “Marés” no dia do seu aniversário