Pular para o conteúdo principal

Bolsa Cultura: artistas de Vila Velha podem solicitar auxílio mensal de R$ 270

Estão abertas as inscrições para a Lei "Bolsa Cultura Luisa Grinalda" em Vila Velha, que vai beneficiar trabalhadores de diversas áreas culturais. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Município. As inscrições começaram na última terça-feira (17) e vão até o dia 15 de setembro.

Artistas de todos os setores culturais podem solicitar o auxílio. (FOTO: Divulgação)
Teatro, ópera, humor, dança, circo, artes visuais, audiovisual, artesanato, folclore, capoeira, carnaval, música, literatura, acervo, patrimônio histórico, cultural e natural, saberes e fazeres artísticos e culturais, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte estão entre os fazedores de cultura que serão beneficiados.

Terá direito ao auxílio emergencial pessoas físicas maiores de 18 anos, que comprovarem atuação nas áreas artísticas e culturais, morar em Vila Velha há, no mínimo, dois anos, ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou total de até três salários-mínimos e estar cadastrado como artista na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. O benefício será limitado a até duas pessoas da mesma unidade familiar. Não haverá pagamento retroativo.
 
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, esta é "uma ação solidária do executivo municipal, para contemplar artistas em sérias dificuldades por quase 2 anos. O beneficiário vai receber quatro parcelas mensais de R$ 270 como auxílio emergencial". 

"O investimento é do tesouro do município. A iniciativa vem na hora certa, para ajudar os profissionais que foram prejudicados em decorrência dos efeitos econômicos e sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus", informou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (17), para comprovar a atuação na área da cultura, os interessados podem apresentar imagens, fotografias, vídeos e mídias digitais exclusivamente online, por meio do formulário eletrônico.

Os cadastros serão analisados e, em seguida, serão divulgados no site da prefeitura os que forem aptos para recebimento da bolsa mensal.

Luisa Grinalda
Luisa Grinalda era esposa de Vasco Fernandes Coutinho Filho, que sucedeu o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo. Vasco Fernandes Coutinho era de família rica de Portugal, descendente da família Grimaldi, da França. Por isso, a dúvida quanto ao sobrenome Grinalda ou Grimaldi.

Luisa era de descendência italiana, filha do diplomata português Pedro Alvares Correia e de Catarina Grimaldi. Ficou conhecida por ser a primeira governante mulher do Espirito Santo. 

No final do século XVI, a então governadora da Capitania do Estado do Espírito Santo fez a doação do Outeiro das Palmeiras (Monte da Penha) para os franciscanos, através de Título Colonial de Doação, onde ergueu-se mais tarde o Convento da Penha.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória