Pular para o conteúdo principal

Napalma lança videoclipe e EP "Urban Art Tribute"

A dupla Napalma, formada pelo capixaba Cid Travaglia e pelo senegalês Abass Ndiaye, hoje radicada em Berlim, na Alemanha, apresenta ao público o projeto Urban Art Tribute, com o lançamento de um videoclipe no dia 5 de novembro e um EP com dez faixas no dia 12. 

Urban Art é uma música dançante com base em tech house, belas melodias com linhas vocais cativantes de Abass Ndiaye e percussões pulsantes, incluindo djembe e instrumentos reciclados.

Abass Ndiaye e Cid Travaglia formam a Napalma atualmente. (FOTO: Reprodução)
A música Urban Art tem várias versões com produção de Marcel Dadalto, da banda Zémaria, e mixagens de Luna City Express (Alemanha), de Infravermelho (França) e do DJ capixaba Guga Prates, que assina Gus What no projeto.

A música é a voz das pessoas que apreciam o Graffiti e a Street Art, e o Napalma fala em seu nome para expressar a gratidão aos artistas, por tornarem as cidades mais coloridas, políticas e emocionantes, tocando o dia a dia das pessoas.

O videoclipe foi filmado e trabalhado em doze países durante oito anos, entre 2013 e 2021, mergulhando no universo da arte de rua e mostrando uma seleção especial de Street Art e Graffiti de artistas internacionais de diversos países. O trabalho foi filmado e editado por Cid Travaglia.


Paraíso do grafite
"Hoje em dia eu vivo em Berlim. É o paraíso do grafite. Este ano eu saí para filmar as artes de rua da cidade propriamente. Mas, para o videoclipe, foram filmadas mais de 700 artes. Ao final selecionei 120 mais ou menos", contou Travaglia, ao portal HF News.

Cid Travaglia procurou os artistas que fizeram essas peças que integram o clipe. "A maioria deles eu consegui achar e tô tendo uma resposta muito boa deles também. Tão agradecendo, tão gostando, alguns querem me conhecer, tem outro que o pai é baterista, ele adora música brasileira. Outro artista que quer participar de um show do Napalma, pintar ao vivo no show. Essa resposta desse grupo de artistas para mim é um reforço muito grande para o projeto", disse, também ao portal HF News.

A banda
Melodias, percussão e programações. Esses são os pilares nos quais se apoia o Napalma, grupo fundado no meio do tradicional bloco capixaba Tô Bebo, em 2004, em Vitória. Originalmente composto por diversos músicos, dentre eles alguns ex-integrantes do Pé do Lixo, o grupo logo seguiu novos rumos e passou a maior parte de sua carreira no exterior. 

Pautado numa constante experimentação entre estilos como o rock, o reggae e a música eletrônica, foi na África que encontrou sua segunda casa - sobretudo pela identificação do público com os diversos elementos percussivos que compõem suas canções.

O Napalma ganhou uma nova forma em 2019, com o novo vocalista Abass Ndiaye, do Senegal, compondo novas músicas e realizando suas primeiras turnês na Alemanha, Espanha, Egito, Colômbia e durante o processo de produção do novo EP com cinco videoclipes em 2020.


Napalma é um projeto de 16 anos que consiste em explorar nossos limites através da aventura, eles mesclam sons e percussões afro-brasileiras, batidas eletrônicas, latões e vocais ecléticos como uma explosão de groovy concebida com uma fórmula original.

O estilo de bateria do percussionista e programador eletrônico Cid Travaglia é a dinamite sobre a qual Abass Ndiaye, vocalista, violonista e percussionista senegalês salta com sua brincadeira mágica e destaques. Estilo e melodias da África Ocidental, acompanhados por um tocador de metais para construir harmonias e solos que fazem o público levitar.

As melodias coloridas adquirem formas originais, baseadas na fidelidade a uma variedade de batidas percussivas. Isso cria um transe que, surpreendentemente, não é baseado em uma repetição ilimitada de recursos. Napalma conseguiu chamar a atenção da mídia e do público por meio de suas poderosas apresentações ao vivo.

Ficha técnica
EP: Urban Art Tribute
Data de lançamento: 12 de novembro
Faixas: 10
Letras, música e produção: Cid Travaglia
Música e produção: Marcel Dadalto
Vocal: Abass Ndiaye
Djembe, repique, whistles, snare, shakers, talking drum, percussões recicladas e drum machine: Cid Travaglia
Sintetizadores, baixo, guitarra e bateria eletrônica: Marcel Dadalto
Remixagem: Luna City Express , Infravermelho e Gus What 
Selo: Lona Musik

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto