Pular para o conteúdo principal

Destaques OMMC #91

Griôs de Goiabeiras
Apesar do distanciamento social e dos novos jeitos de viver da sociedade urbano-tecnológica, alguns bairros guardam a alma de um tempo em que todos se conheciam, se cuidavam mutuamente e se sentavam à beira de uma fogueira para contar causos, tirar versos e festejar a vida.

Na capital capixaba, Goiabeiras Velha, em Vitória, é esse lugar onde os laços de convivência cotidiana, os vínculos comunitários e as tradições culturais estão vivos. As festas em devoção aos santos, o congo, as cantadeiras, o ofício das paneleiras e a relação de respeito e troca dos moradores com o manguezal inspiram a websérie “Griôs de Goiabeiras”.

O lançamento do primeiro dos cinco episódios no gênero documentário vai acontecer na próxima quarta-feira (17), às 19 horas, por meio de transmissão ao vivo, inaugurando o site IMA Cultural, do Instituto Marlin Azul (IMA).

Cena do primeiro episódio da websérie. (FOTO: Reprodução)
Dead Fish anuncia turnê para 2022
Depois de quase 21 meses longe da estrada, a banda Dead Fish anunciou que está com agenda aberta para 2022, com a turnê "30+1". "Durante este período muitas feridas foram abertas e não conseguimos pensar num texto de retorno sem lembrar das mais de 600 mil vítimas dessa pandemia, e é com um misto de sentimentos e sensações, que estamos lançando uma nova tour e abrindo nossa agenda. Em 2022 vamos comemorar os 31 anos da banda com a turnê 'Dead Fish turnê 30+1'", diz um trecho de um comunicado publicado nas redes sociais da banda. No último sábado (13), a banda voltou aos palcos em show no Serra Motofest.


Premiada em concurso cultural
A aluna Thaís da Silva Rodrigues, do 5º ano da EMEF Professor Ernesto Nascimento, em Fundão, foi premiada no "Concurso Cultural Cooperativismo: uma forma de viver 2021". Esta foi uma iniciativa do Instituto Sicoob, com realização do Sicoob Leste Capixaba.

Com o texto "O Cooperativismo", Thais, de 10 anos,  foi selecionada na categoria redação e explicou que teve como inspiração um mundo melhor para viver. "Eu escrevi sobre uma menina que achava que o cooperativismo iria mudar o mundo, sempre ajudando o próximo através de caridades, visitas a orfanatos e também arrecadando dinheiro para os que mais precisam", explicou a aluna que está muito feliz com a premiação.

A aluna estuda em escola municipal de Fundão. (FOTO: Divulgação/PMF)
Aniversariantes de novembro
Rickson Maioli e Jeffinho Ryplay (1); Anderson Gaspardini e Neni Bustamante (2); Jonathan Caputo - Lane e Victor Ramos - Metrópole (4); José Roberto Santos Neves - escritor e jornalista (5); Graciely Junqueira (6); Brenda Barretto e Caio Cruz - pintor e desenhista (7); Marcos Garcia - Scorpions (10); Gavi, Mariana Rodrigues - atriz e jornalista e Chico Lessa (12); Kassio Dalla Bernardina - Lion Jump (15); Luiz Monteiro - Mary Di (16); Ingrid Balmant (17); Bruno Pividori - Horanona e Nith (18); Diego Lyra e Bruna Ceotto - escritora (19); Thiago Perovano (20); Fabricio Bravim (21); e Andy (26). Felicidades e sucesso e todos!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto