Pular para o conteúdo principal

Morre o maestro Leonardo David, aos 43 anos, no Rio de Janeiro

O maestro capixaba Leonardo David, morreu no último sábado (6), aos 43 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com informações de amigos, o maestro sofreu um ataque cardíaco. Ele deixa a esposa e três filhos.

David estava na capital carioca acompanhando a esposa Gabriela Queiroz, também violinista, que faria uma apresentação na cidade na próxima semana. O músico teria sentido um mal estar após o almoço, retornado à casa onde se hospedara, e após deitar para descansar, morreu enquanto dormia.

O maestro Leonardo David. (FOTO: Divulgação)
Leonardo David foi maestro titular da Orquestra Camerata do Sesi e também maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Em 2020, o maestro foi afastado das funções em decorrência de denúncias de assédio sexual e moral, que estavam sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual.

David também foi professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), de 2006 a 2008.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) prestou solidariedade aos familiares e amigos, e lamentou o falecimento de Leonardo David. 

"A Secretaria da Cultura (Secult-ES) lamenta o falecimento do músico Leonardo David, ocorrido neste sábado (6). David foi violinista efetivo da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) por 15 anos, e também atuou como maestro adjunto, além de maestro titular da Orquestra Camerata Sesi e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Nossa solidariedade aos familiares e amigos", diz a nota da Secult-ES.

A Fames também divulgou nota lamentando a morte. "A Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames) lamenta a triste notícia do falecimento do violinista e maestro Leonardo David, ocorrido neste sábado, 6 de novembro. Leonardo David foi aluno da Fames, onde posteriormente também deixou sua contribuição como professor. Nesse momento de pesar queremos transmitir nossa solidariedade à família e amigos".

A Orquestra Sinfônica Brasileira teve que alterar a programação da apresentação que teria a participação da esposa de David e também lamentou a morte. "A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira lamenta a precoce partida do maestro Leonardo David e se solidariza com sua família e amigos neste momento de dor".

Nas redes sociais, colegas de David lamentaram sua morte. "Criativo, enérgico, encantador de multidões com seu trabalho fenomenal no campo da música erudita, mas sempre aberto a acolher a música popular, criando uma interface para captar mais admiradores para a boa música", disse o artista plástico Dan Mendonça. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

O maestro
Leonardo David iniciou seus estudos musicais aos 7 anos, em um projeto musical do Sesi-ES. Foi aluno dos professores Carmelita Reis (RJ), Edson Queiroz de Andrade (MG), e na classe do professor Hariton Nathanailidis graduou-se Bacharel em Música – Habilitação em Violino.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória