Pular para o conteúdo principal

Notícia da transformação do Teatro Carmélia em depósito de café revolta artistas

Na última quinta-feira (30), veio a tona na mídia a notícia de que o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, que inclui o teatro, no bairro Mário Cypreste, em Vitória, será transformado em local para armazenamento de sacas de café, laboratório e escritórios da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A situação revoltou artistas capixabas, que se manifestaram através das redes sociais.

Fachada do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória. (FOTO: Reprodução de TV)
A produtora e ativista cultural Stael Magesck diz que a notícia é de causar revolta e indignação. "Há anos, artistas, produtores, fazedores e trabalhadores da cultura cobram a 'vida' do Carmélia. Um espaço tão maravilhoso, desperdiçado, abandonado, em uma região que tanto precisa de atividades sócio culturais formativas", escreveu.

E continuou. "A cultura mais uma vez sendo atacada, porque da cultura pode-se fazer o que quiser, né. Sinto como se um trator estivesse passando por cima de nós. Triste, muito triste".

Stael ainda relembra que já se apresentou no teatro. "Já me apresentei várias vezes naquele palco, ensaiávamos, fazíamos oficina, projetos de samba. Ali também fiz minha prova para tirar registro profissional como atriz", lembra.

O ator e diretor de teatro José Celso Cavaliéri também comentou a situação. "Absurdo. Não podemos deixar (acontecer a mudança). Ainda não estou acreditando", publicou. Já Manoel Góes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), disse que o "teatro capixaba agoniza".


Destinação
O local estava cedido para o governo estadual e para a Prefeitura de Vitória. No local, atualmente, funciona a TV Educativa, pertencente ao Estado, que terá de mudar de endereço. 

O Carmélia receberá o material que atualmente está abrigado nos Galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Jardim da Penha, que teve a sua venda anunciada pela União. A área do centro cultural pertence à Conab e no passado já abrigou o IBC.

Comentários

Mais lidas

Prepare-se: terceira edição do Formemus, ocorre entre 7 e 9 de agosto, totalmente online

Grafites dos "Peregrinos das Artes" dão vida ao Centro de Vitória

Lives #4: Confira a programação dos artistas capixabas