Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema tem início nesta terça-feira (24), em Vitória

A 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória tem início nesta terça-feira (24) e acontece até o próximo domingo (29).  Em seis dias de evento, serão exibidos 106 filmes, divididos em 12 mostras competitivas e concorrerão ao Troféu Vitória. A estimativa de público é de 30 mil pessoas.

Centenas de filmes serão exibidos em seis dias de evento. (FOTO: Leonardo Silveira/PMV)
As mostras são a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; 6ª Mostra Outros Olhares; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, e a 1ª Mostra Do Outro Lado.

Nesta edição, as atividades do festival se dividem em dois espaços da capital capixaba: Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; e o Cineclube Metrópolis, com a programação do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Debates entre pesquisadores de cinema, realizadores e público também fazem parte das atividades, além de lançamentos de DVDs, livros e outras publicações.

Confira a programação completa

Oficinas
O Festival de Cinema de Vitória ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. As oficinas contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.

Tenda Musical
A Tenda Musical do Festival de Cinema de Vitória é realizada em conjunto com as mostras de cinema,  e busca ampliar o acesso do público aos mais recentes lançamentos musicais tanto do Espírito Santo quanto do Brasil. O projeto tem como objetivo ser um palco onde os artistas possam apresentar para o grande público seus mais novos trabalhos, lançando novas possibilidades sob o cenário musical nacional, garantindo a circulação dos artistas e a diversidade de público. Entre os destaques estão Gavi, Tunico da Vila (RJ) e André Prando.

Somente em 2018, estima-se que o público da Tenda Musical nos cinco dias de programação foi de 50 mil pessoas. O sucesso de público nas duas edições anteriores também é refletido nos números: cerca de 90 mil pessoas circularam pela Tenda Musical.

Trajetória e reconhecimento
Ao longo dessas mais de duas décadas, o Festival de Cinema de Vitória acompanhou de perto a história do cinema brasileiro. Por nossas sessões, passaram importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribuiu para que novos realizadores se lançassem no mundo do cinema, isso se deu por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos no Espírito Santo e da promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto