Pular para o conteúdo principal

148 anos de muita história no Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia completa neste sábado (7), 148 anos de fundação. Inaugurado por Dom Pedro II, fica localizado na Praia da Costa, e tem vista privilegiada da Baía de Vitória.

A histórica estrutura, um dos pontos turísticos mais visitados do Estado, atualmente recebe visitantes que vem de diversas partes do Estado, do país e até do mundo.


Farol de Santa Luzia recebe visitantes de todas as partes do mundo. (FOTO: Marcos Fernandez)
Segundo a universitária Rafaela Marvila, de 27 anos, que é de Marataízes, no Sul do Espírito Santo, os capixabas devem explorar e divulgar mais as belezas locais. 

"Além de trazer a história incrível de nosso Estado, nos encanta e traz paz. O som do mar, e o canto dos pássaros. O visual é fantástico. O Espírito Santo é lindo. Não só de moqueca deveríamos ser lembrados", conta, em êxtase.

De acordo com Jairo Santos, coordenador do Farol de Santa Luzia, o local tem recebidos turistas de países a exemplo de Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Noruega, Suíça, Rússia, Austrália, Estados Unidos. 

"Nos últimos 10 meses, pessoas de 44 países dos cinco continentes visitaram o Farol. E nesse mesmo período, passaram pelo ponto turístico visitantes dos 26 estados da federação mais o Distrito Federal", afirma.

O local rende um belo passeio de fim de semana e fotos com visual único, em um ambiente agradável, com muito verde. Além disso, um deque com um leme que simula uma embarcação e uma exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha contemplam o Farol.

Histórico
O Farol entrou em funcionamento em 1871, quando foi inaugurado por D. Pedro II (1840-1889), visando orientar as embarcações que normalmente transitam para os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Com iluminação inicial a querosene, o farol conta com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. A torre metálica foi feita de placas trazidas da Escócia em 1870. Atualmente é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.


Imagem aérea mostra o Farol de Santa Luzia, com a orla de Vila Velha ao fundo. (FOTO: Divulgação/PMVV)
O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.

Por pertencer à Capitania dos Portos, é área de segurança. Porém, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação, depois de dez anos fechado.

Visitação
A Prefeitura de Vila Velha mantém no local estagiários para orientar os visitantes. Ele está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 09h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.

O acesso é permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”