O Complexo Cultural Carmélia Maria de Souza foi cedido pela União ao Governo do Espírito Santo. A portaria que autoriza a cessão foi publicada na edição desta sexta-feira (1º), no Diário Oficial da União.
O prazo de cessão de uso será de cinco anos, a contar da data da assinatura do contrato de cessão, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos cabendo ao Governo do estado fazer as intervenções necessárias para a restauração do prédio.
![]() |
Fachada do Centro Cultural Carmélia. (FOTO: André Sobral/PMV) |
O uso do Centro Cultural voltou ao debate em 2020, quando a União anunciou que venderia o galpão do IBC e, para isso, iria transferir o material armazenado para o teatro. A Prefeitura de Vitória chegou a tombou o local como patrimônio para “proteger” o local.
O Centro Cultural Carmélia foi inaugurado em 1986 e já sediou grandes espetáculos, festivais de teatro, e já recebeu artistas locais e conhecidos nacionalmente.
Com a cessão do governo do Espírito Santo , o Teatro José Carlos de Oliveira, que integra o Complexo Cultural Carmélia Maria de Souza, deverá ser reformado para que volte a receber espetáculos, além de possibilitar a sua ocupação em atividades culturais, para atendimento ao público.
O contrato deve ser formalizado nos próximos dias e a partir de sua assinatura serão iniciadas as obras de recuperação do espaço como, reforma do telhado e forro e a limpeza do local.
Em seguida, serão contratados os projetos para a reforma interna que também inclui o teatro, permitindo seu uso para espetáculos e eventos culturais.
O governo do Espírito Santo informou que projeto prevê a instalação no local da sede da Rádio Espírito Santo. A rádio funcionará integrada com a TVE, que já está localizada no imóvel.
Fonte: G1 ES
Comentários
Postar um comentário