Pular para o conteúdo principal

Vitória: 470 anos da capital do Espírito Santo

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil. Cheia de charme e história, a capital capixaba comemora 470 anos nesta terça-feira (8) e continua encantando moradores e turistas com suas belezas naturais, seu patrimônio histórico e cultural, sua gastronomia e muitos mais.

Vitória completa 470 anos nesta quarta-feira (8). (FOTO: Divulgação/Um Olhar Novo)
A Ilha do Mel, com 369.534 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma metrópole denominada Grande Vitória, com cerca de 2 milhões de habitantes. 

A capital do Espírito Santo é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior. As paisagens da cidade encantam quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre.

Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A cidade foi fundada no dia 8 de setembro de 1551, na então ilha de Guananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas.

Imagem aérea de um entardecer na Ilha do Mel. (FOTO: Divulgação)
A cidade tem o quinto melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) entre todos os municípios brasileiros. Em 2015, foi considerada a segunda melhor cidade para se viver no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em uma pesquisa de 2017, Vitória foi classificada como a terceira melhor capital brasileira para se viver.

A capital capixaba também foi eleita a cidade com o melhor capital humano do Brasil, segundo a revista Exame. Segundo estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon feito em 2017, a cidade é a nona melhor cidade para se envelhecer no país. Além disso, Vitória tem o melhor índice de bem-estar urbano entre as capitais brasileiras e possui sete entre os 20 melhores bairros de todo país por IDH-M.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória