Pular para o conteúdo principal

Projeto de tratamento do acervo museológico do Convento da Penha lança site

O acervo museológico do Convento da Penha é um dos mais antigos e importantes do Estado. Com o objetivo de manter a preservação e a divulgação desse acervo e graças a diversos voluntários, o Convento da Penha e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realizaram o projeto Tratamento Técnico do Acervo Museológico do Convento da Penha. 

Para divulgação deste acervo e do projeto, foi criado o site www.patrimonioconventodapenha.com.br.  A live de lançamento do site "Patrimônio Convento da Penha" vai acontecer nesta quarta-feira (1º), às 19 horas, em um perfil no Instagram criado pela equipe. 

O projeto é uma parceria com a Lei Aldir Blanc, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Peças do patrimônio do Convento da Penha. (FOTO: Divulgação/Secult ES)
No projeto, 570 peças – cerca de 50% do total do acervo do Convento –, entre esculturas e pinturas religiosas; mobiliário e objetos litúrgicos variados, datados a partir do século XVI e de grande valor histórico, sob a responsabilidade da museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves, foram identificadas por meio de um inventário técnico. 

As peças foram tratadas com higienização e armazenamento em Reserva Técnica e digitalizadas por processo fotográfico. Além disso, várias peças fragmentárias tiveram suas partes reunidas e aguardam restauração.

Desta forma, foi possível dimensionar o acervo quantitativa e qualitativamente, proporcionando acesso ao conteúdo informacional de cada item, para facilitar a comunicação entre a instituição e o público interessado, o que se concretizará pelo site oficial do projeto. De acordo com os organizadores, pretende-se, em um futuro próximo, organizar exposições presenciais e tour virtual para a visualização do conjunto do acervo.

No que se refere à preservação, o trabalho incluiu organização do acervo e dos espaços de trabalho; preparação de Reserva Técnica; avaliação do estado de conservação, identificando-se as necessidades de cada peça para oferecer as melhores condições de preservação física por higienização; e adequado acondicionamento e armazenamento em Reserva Técnica, trabalho que esteve a cargo do conservador Celso Adolfo Salles Ramos.

Convento da Penha
O Convento da Penha é o principal ícone do Estado do Espírito Santo e um dos mais antigos do Brasil. Sua longa história remonta a meados do século XVI, com a chegada, em 1558, do Frei Pedro Palácios. 

Na ocasião, ele trouxe consigo o painel de Nossa Senhora dos Prazeres, ou das Alegrias, pintura a óleo com refinamento de detalhes, rica em ornamentos e vestes e de grande expressividade representativa, atribuída à Escola Castelhana da época. 

Tão logo chegou, Frei Pedro cuidou da construção da pequena ermida, a Capela de São Francisco, no local conhecido como Campinho, em Vila Velha, dedicando-se depois à construção de nova capela no alto do morro, núcleo inicial do Convento de Nossa Senhora da Penha. 

Para lá transferiu o painel e colocou no altar a imagem vestida de Nossa Senhora, encomendada de Portugal. Dada a localização, no alto da pedra, a imagem assumiria a invocação de Nossa Senhora da Penha.

No projeto, painel e escultura são os primeiros componentes do acervo museológico do Convento da Penha, que foram se juntando a novos itens, principalmente a partir do século XVIII.

A Província Franciscana conta com o Departamento de Bens Culturais, coordenado pelo museólogo Frei Róger Brunorio. Esse Departamento tem um caráter multidisciplinar e visa ao conhecimento, preservação, conservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural existente e produzido no território da Província, sendo responsável por políticas culturais e orientações museológicas relacionadas ao acervo de bens móveis.

Serviço
Lançamento do site "Patrimônio Convento da Penha"
Data e horário: 1/set (quarta-feira), às 19h
Transmissão: Instagram do @conventopenha

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena