Pular para o conteúdo principal

Noite de chorinho de graça na véspera do feriado de 7 de setembro, em Vila Velha

Neste feriadão da Independência, a Prainha, em Vila Velha, vai receber uma noite de chorinho. Nesta segunda-feira (6), a partir das 17h30, atrás da Igreja do Rosário, será realizado um evento alusivo ao Dia do Chorinho Canela-Verde, que será comemorado anualmente em 6 de setembro.

O grupo Raimundo Machado & Trio. (FOTO: Divulgação)
A data foi escolhida por indicar o nascimento de Maria José Pinto da Vitória, a Dona Maria do Bandolim, musicista e ex-moradora da região, referência na cultura de Vila Velha desde a década de 1920. O que mais marcou a sua trajetória foi uma participação nas apresentações do cinema mudo. Certa vez, acompanhou Altemar Dutra em uma apresentação.

O evento contará com shows de Raimundo Machado & Trio e Arquivo do Samba, além de roda de conversa com Jovaldo Guimarães, músico e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), e Alexandre Araújo. A catora lírica Adalgisa Rosa fará à abertura e será apresentadora da noite.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Vila Velha, Paulo Renato Fonseca Junior, "no evento, o público vai participar de roda de conversa sobre o chorinho, apresentação dos grupos Raimundo Machado & Trio e Arquivo do Samba, além de homenagem a Dona Maria do Bandolim".

A artista faleceu no dia 13 de junho de 1988, aos 80 anos. "Ela era uma grande instrumentista do bandolim, incomum à época. Podemos chamá-la de Chiquinha Gonzaga canela-verde, pois representa a resistência das mulheres em busca do seu espaço na sociedade", relata o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

O Dia do Chorinho Canela-Verde é um evento realizado pelo Coletivo Criativo Prainha, com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Serviço
Noite de Chorinho na Prainha
Data e horário: 6/set (segunda-feira), às 17h30
Local: Praça atrás da Igreja do Rosário - Prainha, Vila Velha.
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória