Após tomarem posse no dia 1º de janeiro, os novos prefeitos da Grande Vitória, tiveram alguns dias ainda em período de transição para definirem e nomearem secretários e responsáveis pelas diversas pastas, entre as quais a Cultura.
![]() |
Manoel Goes Neto é o novo subsecretario de Cultura de Vila Velha. (FOTO: Divulgação) |
Em Vila Velha, antes mesmo da posse do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), teve polêmica, pois o mesmo anunciou a extinção da secretaria municipal de Cultura (Semcult), com a criação a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Semtec).
O secretário é Paulo Renato Fonseca Júnior, que foi secretário de Estado de Turismo no governo Paulo Hartung, tendo como subsecretario de Cultura Manoel Goes Neto, que é escritor, gestor cultural e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), responsável pela Casa da Memória, que funciona na Prainha.
Artistas e produtores culturais fizeram um abaixo-assinado contra a extinção da secretaria exclusiva para Cultura, uma luta conquistada na gestão de Max Filho (PSDB). Arnaldinho afirma que a mudança não retirará autonomia e importância da cultura.
Interina em Vitória
Em Vitória, a nomeação até o momento é interina, com o nome de Valeria Cristina Morgado Ribeiro, que acumula, também, a subsecretaria de Comunicação na Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação.
A dupla nomeação ainda não traz certeza sobre como funcionará a pasta de Cultura na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), se será fundida ou se continuará como secretaria independente.
O novo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), manteve a Secretaria de Cultura, e nomeou a advogada Nina Santos (Podemos), irmã e correligionária do deputado estadual Marcelo Santos e filha do falecido ex-prefeito Aloizio Santos.
Nina foi candidata a vereadora em 2020 e obteve 903 votos, não conseguindo se eleger. Em sua campanha ao legislativo, porém, a cultura não apareceu como bandeira.
Economia Criativa em Serra
O munícipio de Serra já não tinha uma secretaria exclusiva para a cultura. O município com maior população do Espírito Santo vem de uma gestão pouco expressiva na política cultural, na pasta que unia Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Setur).
O prefeito Sergio Vidigal (PDT) manterá a mesma estrutura, agora com o nome de Secretaria de Economia Criativa, tendo como gestor o vice-prefeito Thiago Carreiro (Cidadania), formado em Administração e Tecnologia da Informação.
Empresário, ele apontou que entre os planos está a retomada da Lei Chico Prego, de fomento à cultura no município, que há quatro anos não lança edital.
A Prefeitura de Fundão ainda não anunciou um nome para assumir a pasta de Esportes, Turismo e Cultura (Sesport).
Em Viana, o novo prefeito Wanderson Borghardt Bueno (Podemos), nomeou Natan Bueno de Oliveira para a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Edificações e Cultura. Natan possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). É professor de projeto e design de interiores da Universidade Federal do Espírito Santo.
Setec mantida em Guarapari
A única cidade sem novidade é Guarapari, onde o prefeito Edson Magalhães (PSDB) foi reeleito. A secretaria Letícia Regina Silva Souza continua a frente da pasta de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec).
Comentários
Postar um comentário