Pular para o conteúdo principal

Academia de Letras do ES abre vaga para cadeira de Sérgio Blank

A Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) apresentou na manhã desta segunda-feira (4) o edital para as inscrições à vaga da cadeira ocupada pelo poeta Sérgio Blank, falecido em julho do ano passado. Os candidatos terão até o dia 08 de março para se inscrever.

Sérgio Blank ocupou cadeira da Academia de Letras do ES por um ano. (FOTO: Divulgação)
Os que desejarem concorrer à cadeira deverão enviar por correspondência ou entregar presencialmente o documento de indicação à vaga com firma reconhecida, anexando currículo e comprovação de livros e trabalhos publicados. A escolha dos candidatos será feita por eleição, na reunião de 12 de abril de 2021.

Fundada em 4 de setembro de 1921, a academia completará seu centenário este ano. Atuando como uma associação cultural sem fins lucrativos, a AEL tem sua sede na praça João Clímaco na Cidade Alta, no Centro de Vitória. O trabalho cultural é de cultivo da literatura de língua portuguesa e das artes que vinculam o Espírito Santo aos demais estados e países do mundo.

A vaga ofertada pertenceu a Sérgio Blank, que faleceu um dia após ocupar a cadeira na academia por um ano. O poeta lutava há muitos anos com uma doença no fígado e esperava por um transplante quando teve um infarto em julho do ano passado. 

O artista publicou seu primeiro livro, Poesia: Estilo de ser assim, tampouco, em 1984. Depois vieram Pus (1987), Um (1988); A Tabela Periódica (1993); Vírgula (1996), Os dias ímpares (2011), reunião das obras anteriores, e Blue Sutil, sua última obra, lançada em fevereiro de 2019, após 23 anos sem uma obra inédita.

Para se candidatar é preciso enviar correspondência aos cuidados de Ester Abreu Vieira de Oliveira no endereço Rua Professora Gladys Bernardo Lucas 195, Solar da Ester- Bairro de Lourdes, CEP 29042-185- Vitória, ES. A entrega dos documentos poderá ser feita pessoalmente, ou por correspondência.



Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Linha do tempo da Chocolates Garoto