Pular para o conteúdo principal

Capixabas são finalistas do Prêmio Profissionais da Música (PPM)

Os organizadores da sexta edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) anunciaram os 482 finalistas nesta segunda-feira (26). E quatro capixabas estão entre os classificados: Gustavo Macacko, Potiguara Menezes, Kakado Martins e a conferência musical Formemus.

Gustavo Macacko: finalista do Prêmio Profissionais da Música (PPM). (FOTO: Divulgação)
Entre os 236 inscritos da parte de criação, na categoria "Projetos musicais especiais: CDs, DVDs ou álbuns digitais", um dos finalistas é o músico Gustavo Macacko, que é de Vitória, mas atualmente mora no Rio de Janeiro. 

O artista concorre com o álbum O Macaco e a Baleia Cantam Para Crianças de Todas as Idades (2013), um dueto com a filha Elis.

Macacko hoje desponta como um dos grandes letristas da música brasileira. Além dos discos solos, Macaco, Chiquinho e o Cavalo (2009), Despontando para o Anonimato (2014), o DVD Macacko ao Vivo (2017), em 2018 lançou o single Passaporte para a Fé.

Potiguara
Também na criação, na categoria "Arranjador", se classificou Potiguara Curione Menezes. O capixaba é professor adjunto no Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Potiguara tem Doutorado em música pela Universidade de São Paulo (2017), com bolsa FAPESP. Foi pesquisador visitante na Universidade do Hawai´i (2014-15), com bolsa CAPES-Fulbright. Concluiu o mestrado na USP (2011), bem como sua graduação em Música (2005).

Kakado Martins
Luiz Ricardo Martins da Vitoria, o Kakado, é finalista na parte de produção, que teve 155 inscritos, na categoria "Roadie".

Com 16 anos de experiência, Kakado oferece seus serviços para o mercado da cultura, arte e entretenimento, tendo participado ativamente da cena técnica musical em três níveis: local, nacional e internacional. 

Alguns trabalhos destacados pela página da premiação são as apresentações de Deve Ter Saci por Aí, de Pedro de Alcântara e Gabriel Grossi, em 2017, e Ode à Nudez, de André Prando, em 2018.

O Formemus 2020 foi on-line, transmitido via YouTube. (FOTO: Divulgação)
Formemus
O Formemus é finalista na categoria "Feiras e congressos de música", na parte de convergência, que tem 91 inscritos. O Formemus (Formação Mercado Musical) é uma conferência de música e mercado, que acontece em Vitória. A primeira edição ocorreu em 2018, tendo chegado a terceira em agosto de 2020. 

É organizado pelos produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo, da MM Projetos Culturais, uma iniciativa de fomento do mercado cultural do Espírito Santo. Em 2020, o Formemus foi 100% online, com transmissões através de um canal no YouTube.

O prêmio
A sexta edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) tem como tema "Do analógico ao digital, viva o Direito Autoral" e teve inicialmente 2328 profissionais da música de todo o Brasil inscritos. Os finalistas foram anunciados após votação popular e do júri da premiação.

O evento para anúncio dos vencedores terá data oficial e formato divulgados em até 45 dias, segundo a organização. Para conferir todos os 482 finalistas das 97 categorias em ordem alfabética, basta acessar o site do PPM.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra