Um município que atrai negócios e é rico em belezas. Esta é a Serra, que completa 464 anos nesta terça-feira (8), data em que também é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
![]() |
Vista aérea da região de Nova Almeida, no litoral de Serra. (FOTO: Divulgação) |
Com área de 551 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e ondulações em forma de chapadas.
O litoral capixaba fica ainda mais exuberante com as lindas praias localizadas no município. E praia é o que não falta para cidadãos e turistas visitarem. Entre as que se destacam estão: Praia de Jacaraípe, Bicanga e Manguinhos.
Os negócios também estão muito presentes no município. A Serra dispõe de excelentes opções para abrigar novos empreendimentos em seus polos empresariais.
Esses espaços estão integrados à infraestrutura local e ao sistema logístico, viabilizando as mais diversas atividades econômicas. O município registra o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo.
História
A colonização do município foi iniciada com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição onde, em 1556, foram alojados os índios de Maracajaguaçu, que vieram da Ilha de Paranapuã, no Rio de Janeiro, sob a orientação do padre Braz Lourenço, conforme recomendação do Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.
Mas antes de 1535 a Serra era habitada pelos Índios Tupiniquins que vivam no litoral. Desta forma, muitos monumentos localizados no município foram erguidos com a mão de obra indígena, como a Igreja e Residência dos Reis Magos, que recebeu uma reforma e foi aberta à visitação neste mês. Veja aqui como visitá-la!
Além disso, a região passou a ser chamada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma serra.
Comentários
Postar um comentário