Pular para o conteúdo principal

Serra 464 anos: município rico em belezas e negócios

Um município que atrai negócios e é rico em belezas. Esta é a Serra, que completa 464 anos nesta terça-feira (8), data em que também é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

Vista aérea da região de Nova Almeida, no litoral de Serra. (FOTO: Divulgação)
Com área de 551 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e ondulações em forma de chapadas.

O litoral capixaba fica ainda mais exuberante com as lindas praias localizadas no município. E praia é o que não falta para cidadãos e turistas visitarem. Entre as que se destacam estão: Praia de Jacaraípe, Bicanga e Manguinhos.

Os negócios também estão muito presentes no município. A Serra dispõe de excelentes opções para abrigar novos empreendimentos em seus polos empresariais. 

Esses espaços estão integrados à infraestrutura local e ao sistema logístico, viabilizando as mais diversas atividades econômicas. O município registra o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo.

História
A colonização do município foi iniciada com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição onde, em 1556, foram alojados os índios de Maracajaguaçu, que vieram da Ilha de Paranapuã, no Rio de Janeiro, sob a orientação do padre Braz Lourenço, conforme recomendação do Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Mas antes de 1535 a Serra era habitada pelos Índios Tupiniquins que vivam no litoral. Desta forma, muitos monumentos localizados no município foram erguidos com a mão de obra indígena, como a Igreja e Residência dos Reis Magos, que recebeu uma reforma e foi aberta à visitação neste mês. Veja aqui como visitá-la!

Além disso, a região passou a ser chamada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma serra.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena