Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Vitória lança Plano Museológico da Casa Porto das Artes Plásticas

A Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), lançou o Plano Museológico da Casa Porto das Artes Plásticas, um documento inédito para um museu da capital. 

O plano, elaborado pelo museólogo consultor Felipe Carvalho, estrutura as principais ações e programas a serem desenvolvidos pelo local nos próximos cinco anos.

Plano estrutura as principais ações a serem desenvolvidos pela Casa Porto nos próximos cinco anos. (FOTO: Flávio Almeida)
O Plano Museológico constitui-se como a principal ferramenta de planejamento do museu em conformidade com as legislações vigentes. O processo de construção envolveu toda a equipe interna da Casa Porto, bem como funcionários diretos, terceirizados e estagiários, além de colaboradores externos e membros da sociedade civil.

A coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra, destaca que a elaboração do documento foi um processo de seis meses, gerando maior amadurecimento da instituição. 

"Elaborar o Plano Museológico significou pensar minuciosamente as questões que permeiam a instituição. Reafirmou a identidade desse espaço cultural e sua relevância para a cidade, razão pela qual o museu merece ser qualificado ainda mais", afirma.

Para o secretário municipal de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, o Plano Museológico consolida a Casa Porto como um importante espaço cultural municipal e garante a artistas e sociedade as formas de acesso a essa instituição e à arte ali exposta.

"Enquanto museu público, o Plano Museológico é uma ferramenta de participação da sociedade como um todo. E essa participação se dá, de forma efetiva, por meio de uma estratégia que possa gerar fomento, acessibilidade, desenvolvimento e preservação, elementos tão necessários a uma sociedade, tão fundamentais à vida. Construir documentos é estratégico para o alcance de resultados legítimos. O Plano Museológico é o caminho para se chegar a esse destino", afirmou Grijó.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória