Pular para o conteúdo principal

Mulheres como protagonistas no 'Vem com as Mina' e em todos os espaços

Gabriela Deptulski, vocalista do My Magical Glowing Lens. (FOTO: Fran Rockita)
"Lutar para o empoderamento das 'mina' em todos os espaços, não só o cultural". Esta é uma das propostas do evento que acontecerá na Casa Verde, no Centro de Vitória, no próximo domingo (28). É a primeira edição do 'Vem com as Mina', que contará com exposições de artistas e músicos independentes, flashday com tatuadoras, delícias gastronômicas e muito mais. A cada edição desse encontro cultural serão apresentadas parte da produção criativa feminina. O 'Vem com as Mina' é um evento onde as mulheres sejam as protagonistas, dando visibilidade delas difundirem e comercializarem seus trabalhos.

Uma das atrações musicais é a My Magical Glowing Lens. A vocalista da banda, Gabriela Deptulski, fez um depoimento forte nas redes sociais. "Não é só porque eu sou feminista (porque se fala só isso a galera parece que não entende), mas é porque a gente (mulher) curte fazer de tudo nessa vida e somos MUITO recriminadas e desencorajadas simplesmente por fazermos algo que não foi nos permitido culturalmente de antemão. Quando gravei, mixei, produzi as músicas do My Magical completamente sozinha, e no início coloquei elas pra rodar sozinha, num meio cultural (o rock) dominado em sua enorme maioria por homens, não imaginei que conseguiria. Mas eu consegui!", diz um trecho da postagem.

Além da My Magical Glowing Lens, o grupo de rap Preta Root's, formado por Rayssa e Dayane (Pdrita), se apresenta no evento. Ainda tem a DJ Ananda na pista; flashday com as tatuadoras Jessica Rodrigues (da Bahia) e Vanessa Baliana; ocupação artística com Ayla Lourenço, Isabela Bimbatto e Kika; esposições com Banca Literária, Cadernos Artesanais, Massoterapia Holística, Janela Ateliê, Brechó da Danynha, Chica Libre, Coisas de Ruth e Negrartes; corte de cabelo com Thaís Apolinário e; gastronomia com Cookies do Ben, Paulinha Gonçalves - Pastéis Vegetarianos e  Kaká - Clube do Bartender. Os ingressos custam R$ 10,00 e servem para pagar os músicos, toda a produção do evento e as despesas da Casa Verde.

A produção e curadoria do evento é feita por Naiara Abdalla em parceria com o selo Subtrópico. Ela falou à respeito da dificuldade das mulheres em ter seu trabalho valorizado e reconhecido. "Em todos os espaços as realizações femininas que fogem do 'universo feminino' (como trabalho doméstico ou trabalhos relacionados aos cuidado) não tem o mesmo reconhecimento como as dos homens. As mulheres tem que ralar muito mais para serem aceitas e a todo tempo precisam provar que são realmente boas para ocupar aquele espaço. Nesse sentido o 'Vem com as Mina' se caracterizará como um espaço de protagonismo e empoderamento dessas mulheres, pois o evento desde a sua produção até a realização será todo feito por mulheres que estão na batalha para terem seus trabalhos reconhecidos", assegura Naiara.

Serviço
Vem com as Mina - 1ª edição
Data e horário: 28/fev (domingo), às 16h00
Local: Casa Verde - Rua Cerqueira Lima, 97, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 10,00

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena