Pular para o conteúdo principal

Carnaval: folia, congo e cultura em Vila Velha

Quem vai ficar em Vila Velha durante o Carnaval terá inúmeras opções para curtir a Folia de Momo. Blocos de rua, bandas de congo e muita folia vão fazer parte da programação no município. E como não poderia deixar de ser, o congo, manifestação cultural mais conhecida da cidade, vai ditar o ritmo do carnaval canela-verde. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura da cidade.

Barra do Jucu e Praia da Costa vão concentrar as apresentações de bandas de congo. No balneário barrense, as apresentações prometem animar a festa durante todos os dias da folia, já começando no sábado, às 16 horas. Na Praia da Costa, um bloco de congo animará os foliões no domingo, a partir das 16 horas. O bloco sai da Praia da Sereia em direção avenida Champagnat e indo até a avenida Jair de Andrade.

Agora, quem pretende aproveitar o feriadão prolongado para descansar e conhecer um pouco mais sobre a história da cidade também terá a oportunidade de visitar a Casa da Memória e o Museu Homero Massena, localizados na Prainha.

Blocos de rua, bandas de congo e muita folia animam o carnaval de Vila Velha. (FOTOS: Secom/PMVV)
A programação dos blocos começou no último final de semana e segue durante todo o Carnaval. A Prefeitura vai apoiar fazendo o apoio com a Guarda Municipal, ordenamento de trânsito, limpeza de ruas, banheiros hidráulicos, fiscalização de posturas e fechamento de ruas, entre outros serviços.

Os eventos irregulares sem aprovação da Prefeitura terão seus responsáveis qualificados pela Polícia Militar, e, caso ocorram crimes nas suas imediações, o Ministério Público e Poder Judiciário serão informados, podendo recair sobre seus organizadores a responsabilidade dos possíveis problemas enfrentados pela polícia.

Cultura 
A Casa da Memória, localizada no sítio histórico da Prainha, foi construída no final do século XIX (datada em 1893) e é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. No espaço, existe um acervo permanente de fotos que tratam do sítio histórico da Prainha e adjacências, resgatando a história e memória do município e do Estado.

Museu Homero Massena é opção para quem preferir maior tranquilidade e conhecer a história canela-verde. (FOTO: Divulgação/PMVV)

Já o Museu Homero Massena é um espaço dedicado a vida e obra do pintor Homero Gabirobetz Massena. O espaço fica em uma casa de esquina, no Parque da Prainha, onde Massena viveu por 23 anos. Na casa, o visitante pode conhecer um pouco mais da vida do artista, como livros, pincéis e um quadro não acabado, além de cômodos e objetos pessoais que foram preservados.

A Casa da Memória e o Museu Homero Massena estarão abertos neste feriado de sábado (6) a quarta-feira (10), das 10 às 16 horas.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória