Pular para o conteúdo principal

Terra dos tropeiros: Camila Gabriel homenageia 41 anos de Ibatiba em música

A cantora e compositora Camila Gabriel apresentou uma homenagem a Ibatiba, sua cidade natal, que completou 41 anos na última segunda-feira (7), em uma música. Ibatiba, Terra dos Tropeiros apresenta destaques e pontos turísticos que remetem a cidade da região Sul capixaba.

Camila Gabriel no Museu dos Tropeiros. (FOTO: Reprodução/Instagram)
Foi lançado também um videoclipe da canção, com cenas gravadas no Museu dos Tropeiros, inaugurado em 2011 em Ibatiba. O museu traz diversas peças relacionadas ao movimento tropeiro na região, responsável por abrir estradas e estabelecer o comércio entre os povoamentos de imigrantes no Caparaó, região que é parte da Rota Imperial.

"Alô meus ibatibenses, preparem a cervejinha, aquele torresminho... e salvem essa moda na playlist favorita de vocês! É tudo nosso!! Viva a terra dos tropeiros!", publicou Camila nas redes sociais, ao divulgar o lançamento.

História
Ibatiba foi fundada em 7 de novembro de 1981 e localiza-se a 160 quilômetros da capital do estado, Vitória. Sua população estimada em 2019 foi de 26.082 habitantes e uma área de 240,278 km². Sua principal atividade econômica é a agricultura, representada pelo cultivo do café, iniciado ainda no século XIX.

Ibatiba, segundo Gonçalves Dias, é vocábulo tupi que significa pomar. De ybá: árvore, porém com mais propriedade fruta; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa.


Terra dos tropeiros
No século XX, por volta de 1908, três imigrantes libaneses vieram para o Brasil. Os recém chegados ao Rio de Janeiro Elias Alcure, Armínio José Fadlallah e Félix Nader Fadlallah, seguiram viagem para Vila do Rosário, atualmente Ibatiba.

Mas, antes de chegarem ao Estado, eles viajaram por estações ferroviárias Rio-Minas até a cidade mineira de Manhuaçu. De lá, com apoio de familiares já estabelecidos na cidade, conseguiram comprar dez mulas e, foi no lombo desses animais que eles vieram, através da estrada Real que ligava Vitória à Ouro Preto, segundo o responsável pelo museu, Paulo Sérgio da Silva.

Com uma produção agrícola familiar baseada no cultivo de feijão, arroz e pequenas quantidades de café, Vila do Rosário, deu início ao seu desenvolvimento que só foi possível graças a esses tropeiros.

Levavam parte da produção no lombo dos animais através de trilhas para os entrepostos de algumas cidades do Sul do Estado, como Guaçuí, Cachoeiro do Itapemirim e Castelo. Nas viagens de ida, levavam também rapadura, milho e carnes. Na volta traziam produtos que não eram produzidos na Vila.

Vista aérea da cidade de Ibatiba. (FOTO: Divulgação/Arquivo)
Para suportar as longas viagens, os tropeiros de Ibatiba, assim como outros do Brasil, consumiam um prato composto por carne seca, feijão, farinha de mandioca e carne defumada, que ganhou o nome de feijão tropeiro.

 Com a inauguração da BR-262, em 1968, ligando Belo Horizonte à Vitória, passando por Ibatiba, foi o que marcou de vez o início do fim dos tropeiros. Hoje, Ibatiba é conhecida como a capital dos tropeiros, tendo além do museu, as tradicionais Festa do Tropeiro e Pouso da Tropa.


A letra da música:
Falo de um lugar sereno
De verdes matas e flores
A fruta mais doce do campo eu encontro aqui
Ao longe o Pico da Bandeira
No Caparaó capixaba
Do sul do Espírito Santo
Pra dentro de mim

Vi poetas e artistas nascerem de lá
Gente que sabe onde quer chegar
Com fé e esperança no coração
Lança as sementes no chão...

Terra de tantos encantos
De tantos amores
Pra se cultivar
Em cada esquina um abraço
Um sorriso fácil pra compartilhar
Atravessando barreiras
Conduzindo sonhos
Pra tudo transformar
Ibatiba, Terra dos Tropeiros
Força e orgulho pro país inteiro

Vi poetas e artistas nascerem de lá...

Ficha técnica
Música: Ibatiba, Terra dos Tropeiros
Data de lançamento: 7 de novembro
Letra e música: Camila Gabriel
Produção e direção de vídeo: Fagner Massini
Produção musical: Luciano Stelzer
Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Ibatiba

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória