Pular para o conteúdo principal

Cultura Solidária Ano II promove oficina fotográfica inclusiva até 29 de novembro

Ação cultural por meio de oficinas de fotografia, é o tema da Cultura Solidaria Ano II. O evento possui 50% das vagas destinadas às mulheres e acontece desta segunda-feira (7) a 29 de novembro, nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha.

Com o objetivo de promover a difusão cultural, fomento e a formação de profissionais, essa iniciativa é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Cultura Solidária Ano II oferece formação em fotografia com bolsa de estudos. (FOTO: Levi Mori)
O diferencial do projeto é a utilização dos smartphones, aparelho mais acessível à população do que as câmeras profissionais. Por entender esse motivo, a ação cultural apresenta a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos que contará com bolsas de estudos concedida a todos os alunos no valor de R$ 400 e emissão de certificado para aqueles que obtiverem 100% de frequência ao final do curso. 

Os três municípios pleiteados com a ação cultural terão como oficineiras Thais Gobbo, Luara Monteiro e Andie Freitas, influentes fotógrafas capixabas do cenário atual. Elas serão responsáveis por ensinar sobre os conceitos básicos da fotografia considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz.

Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações. 

Visto o caráter da fotografia como ferramenta fundamental para a divulgação e o sucesso de um trabalho, que pode ser tanto um grande evento quanto uma produção independente, e entendendo que imagens de qualidade podem ser feitas com equipamentos cotidianos, o Cultura Solidária oferece aos jovens da Grande Vitória uma porta de entrada para o mercado de trabalho, assim como uma oportunidade de olhar o local que habitam por outras lentes. 

No último da oficina será realizado um Passeio Fotográfico de forma a retratar o cotidiano dos alunos participantes. Fechando cada ciclo de formação, as imagens criadas pelos alunos integrarão uma intervenção urbana feita por meio de projeção mapeada que acontecerá em algum espaço público de cada cidade.

As oficineiras
Andie Freitas é fotógrafa, videomaker e roteirista e atua no mercado audiovisual desde 2012. Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, sempre foi apaixonada por contar histórias e registrar momentos.

Luara Monteiro é formada em Artes Plásticas, com Pós Graduação em Desenvolvimento e Cultura pelo Centro Universitário SENAC.  Trabalha com propostas  relacionadas à tecnologia, educação popular e ancestralidade.

Fomenta diferentes ações, no campo cultural, social e ambiental relacionando a experiência poética, e arte educação em diferentes linguagens: fotografia, ilustração, intervenção urbana, design e vídeo.

Atualmente desenvolve ações de articulação e elaboração de projetos com povos tradicionais e originários. Faz parte da Ruca - Rede Urbana de Agroecologia Capixaba. Atua desde 2016 como tatuadora residente no 7Luas Tattoo Studio em Vitória.

Thais Gobbo é fotógrafa, poetisa, comunicadora popular e moradora do bairro da Penha no Território do Bem, em Vitória. Trabalha profissionalmente com fotografia desde 2012 com diversas coberturas fotográficas, principalmente com ensaios, eventos e documental. Também já ministrou 39 oficinas de iniciação à fotografia e sobre olhar fotográfico em diversas cidades do Espírito Santo.

Serviço
Vila Velha  
7 a 9 de novembro, das 8 às 12h  - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas 
Local:  CRJ São Torquato - Rua César Alcure, 166, São Torquato, Vila Velha
16 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir) 

Serra 
10 a 12 de novembro, das 8 às 12h  - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas 
Local:  Associação de Vivência Shalon - Av. Vitória, 21, Central Carapina, Serra
21 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir) 

Cariacica 
21 a 23 de novembro , das 8 às 12h  - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas 
Local: Igreja Presbiteriana de Itacibá - Rua Manoel Joaquim dos Santos, 47, Itacibá, Cariacica
29 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir)

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória