Pular para o conteúdo principal

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira oferece ao público uma experiência musical multimídia

Unir a elegância musical de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock: esta é a proposta da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, que nasce com o objetivo de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo.

 Formado por 45 integrantes, de 20 a 40 anos de idade, o grupo coordenado pelo regente Tiago Padim lança nesta semana, em seu canal no YouTube, uma série de quatro vídeos temáticos, com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.

Apresentação da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira. (FOTOS: Marcella Neitzel)
O vídeo escolhido para abrir a série é o Medley Michael Jackson, um passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, que será disponibilizado neste sábado (26). Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.

No dia 2 de dezembro, vai ao ar o vídeo 5th Dance - uma releitura da Quinta Sinfonia de Beethoven acompanhada por elementos eletrônicos e banda -, com arranjos de Tiago Padim.

No dia 9 de dezembro, será a vez de Love of My Life, clássico da banda britânica Queen, com arranjo de Dennys Serafim.

A última atração da série vai transportar o público para a atmosfera da bossa nova, com a execução da canção Luiza, de Tom Jobim, no dia 16 de dezembro, revisitada pelo arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.

Concerto
Paralelamente, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira prepara o concerto de estreia O Nascimento de uma Orquestra, mesmo título do documentário que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube. A apresentação terá entrada franca, com data e local ainda a serem confirmados.

O grupo se reuniu pela primeira vez em 1 de agosto deste ano e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio.

Idealizador e coordenador da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, o regente Tiago Padim explica que o grupo nasceu com a proposta de oferecer ao público uma experiência musical “multissensorial e multimídia”.

“Pretendemos levar a música de concerto para além dos ambientes da música erudita, com o propósito de democratizar a música orquestral. As pessoas não precisam ser conhecedoras dos grandes compositores eruditos para apreciar uma orquestra sinfônica”, observa o regente.

Entre os objetivos da orquestra está a realização de musicais temáticos, em homenagem a ícones do rock mundial, e de espetáculos infantis, de modo a difundir a música orquestral para crianças e famílias. Tudo isso repleto de instrumentos de cordas, metais, percussão, luzes, cores, cenários, figurinos e números de dança.

“Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente. “Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência de músicas populares em formato sinfônico e releituras de músicas eruditas com a modernidade do eletrônico”, completa.

Programe-se:
Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira - Série de vídeos temáticos
“Medley Michael Jackson - Um Passeio Sinfônico pelas Obras do Rei do Pop”
Data: 26 de novembro (sábado)
Arranjos: Fernando Britto
Participação especial: Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga

“5th Dance - Uma Releitura da Quinta Sinfonia de Beethoven com Elementos Eletrônicos e Banda”
Data: 2 de dezembro (sexta-feira)
Arranjos: Tiago Padim

“Love of my Life” (Queen)
Data: 9 de dezembro (sexta-feira)
Arranjo: Dennys Serafim

“Luiza (Tom Jobim)
Data: 16 de dezembro (sexta-feira)
Arranjo: Dennys Serafim

Gravação de áudio: Estúdio A e Estúdio dOn!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa