Pular para o conteúdo principal

Duo Ogó faz show de pré-lançamento do seu primeiro álbum

Em atividade desde 2019, o Ogó realiza o show de pré-lançamento do seu primeiro álbum nesta quarta-feira (30), às 19h30, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória.

Com entrada franca, a apresentação vai girar em torno do tema “Masculinidades e Negritudes”, seguindo a mesma linha do cineclube lançado pelos músicos na última sexta, no Espaço Thelema.

Gessé Paixão e Vitor Martins formam o duo Ogó. (FOTOS: Marcella Neitzel)
Ambas as iniciativas refletem o campo de atuação do Ogó, que se inspira na ancestralidade africana, na estética futurista e na poesia falada e cantada para expressar a sua arte. O próprio nome do grupo remete às divindades afro-brasileiras.

De acordo com Gessé Paixão, Ogó, na cosmologia dos povos iorubá, representa o amuleto que Exu, o Orixá da comunicação, carrega nas mãos.

“Ogó tem forma fálica e está associado à fertilidade da vida. Representa a criação e a passagem, o trânsito inventivo pelos espaços e lugares. É a representação do movimento para promoção do acesso aos espaços”, conceitua.

Os integrantes do Ogó têm funções bem definidas. No palco, o trio atua como um duo, no qual os músicos Vitor Martins e Gessé Paixão intencionam apresentar um espaço de sensibilização para sentir e pensar o que são e como existem as masculinidades negras no contexto brasileiro.

Gessé Paixão é responsável pelas letras e composições, além das vozes, trompete, flugelhorn, pandeiros, handpan, agogô, caxixis e arranjos.

Vitor Martins faz as composições e assina o set de percussão, que inclui handpan, didgeridoo, cajon, tigelas tibetanas, efeitos percussivos e arranjos. Já Douglas Bonella atua nos bastidores, cuidando da fotografia, design, exibição audiovisual e produção executiva.

O projeto foi selecionado pelo Edital 026/2020 - Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O show
O repertório do show desta quarta vai contemplar as seis faixas do EP (extended-play) OgóOgó, Canto à Nanã (As Paneleiras), Capitão do Mato, Mangará, Preto Pensa e Afrofuturo Negro, acompanhadas de videomapping e exposição de fotos.

O disco foi gravado no Gama Soundz Studio, em Vitória, com produção de Thiago Perovano e engenharia de gravação de Felipe Gama. As gravações serão disponibilizadas em breve nas plataformas digitais.

Musicalmente, o trabalho transita pelos sons das tradições populares, pretas e caboclas da música brasileira, sobretudo aquelas de terras nordestinas.

Há, também, a aproximação com a linguagem pop, com a presença do tradicional pandeiro de choro (aqui amodernado) e do trompete, por meio dos quais os músicos percorrem ritmos como coco, baião, ijexá, barravento, maracatu, samba e rap.

Em meio a essa constelação sonora, há espaço para uma estética ufológica e também para instrumentos associados ao contexto espiritual e terapêutico. Nesse sentido, brilha o handpan, instrumento melódico-harmônico de percussão que tem como característica o timbre exótico, metálico, doce e repleto de harmônicos.

Serviço
Show de pré-lançamento do álbum “Ogó”
Apresentação do duo OGÓ 
Data: 30/nov (quarta-feira), às 19h30
Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) - Av. República, 121, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”