Pular para o conteúdo principal

Painel artístico no Centro de Vitória entra na fase final de produção

A pintura de dois painéis na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória, deve ser finalizada nos próximos dias. A intervenção artística é resultado do edital de um concurso realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) em dezembro de 2021. O objetivo é divulgar os atrativos capixabas, estimulando o sentimento de pertencimento pelo Estado.

                                                Pintura tem atraído atenção de moradores e turistas. (FOTO: Divulgação)
O coletivo Locomotipo, além de ser o autor da arte vencedora, é responsável pela realização da pintura dos painéis, com imagens do Congo, da moqueca capixaba, do Convento da Penha, da baleia-jubarte, do Farol de Santa Luzia, voo livre, o café, a Pedra Azul, entre outros.

O secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, destacou a importância da intervenção para a região central da capital Vitória. “A arte encanta quem chega na nossa capital e representa toda a diversidade do destino Espírito Santo, além de valorizar artistas e muralistas locais, cumprindo com os objetivos do nosso edital”, pontuou.

Um dos membros do coletivo Locomotipo, Paulo Gustavo dos Santos Caldas, adiantou que a técnica utilizada para a pintura do mural é chamada de Doodle Grid. 

“Foi um desafio que necessitou que recebêssemos a orientação de artistas de outros estados. Esse edital foi extremamente importante porque aqui no Espírito Santo a gente não tinha esse tipo de incentivo. A Setur foi muito sábia em disponibilizar esse tipo de projeto e abrir essa possibilidade para os artistas. Sem este concurso, não teríamos como executar essa intervenção em uma área tão grande”, acrescentou.

A pintura tem atraído atenção de moradores e turistas e já pode ser considerada um novo atrativo no Centro da capital. O síndico do Edifício Humberto Gobbi, Luiz Cláudio, comentou que o painel foi um grande presente para o imóvel e também para toda a cidade de Vitória. “Tudo que agrega arte e cultura é positivo para a região, e o gigantesco painel melhorou muito o Centro, que antes aparentava estar abandonado”, disse.

Além do síndico, outros moradores do condomínio também estão satisfeitos com a transformação do local. Um desses moradores, o servidor público federal Simei Del Pupo da Rocha, chegou a compartilhar fotos do processo de produção da intervenção artística nas redes sociais dele.

“De um modo geral, muito me agradou a arte, num contexto geral. É algo que já mostrei para alguns amigos e postei em grupo de WhatsApp. Acho que as pessoas que chegam em Vitória agora têm um ótimo boas-vindas, relacionado aos pontos importantes da cultura local”, declarou.

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória