Pular para o conteúdo principal

Após jornada de lançamentos, Izar fecha o ano com o disco “Fantástica Realidade”

O músico e compositor Izar lança neste sábado (12), o disco Fantástica Realidade, segundo na carreira solo do artista. Com 14 faixas no total – sete em estéreo e uma versão em mono de cada -, o álbum se desenha após uma jornada de lançamentos durante o ano.

Sim. Izar revelou seis singles ao longo de 2022 e fecha o ciclo com a formação da coletânea e a novidade com a faixa-título: a canção Fantástica Realidade, rock composto exatamente para esse encerramento.

O músico e compositor Izar. (FOTO: Ademir Ribeiro)
A obra traz ainda, com as versões em mono, ação de acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva em um dos ouvidos – caso do próprio Izar, que teve uma doença conhecida como surdez súbita, em 2017. 

Responsável pela masterização de todo o álbum, o engenheiro de som Igor Comério conta ter sido um grande desafio tocar o projeto, uma vez que a estratégia era trazer para as músicas o máximo da compatibilidade em mono, permitindo que as pessoas com perda da estereofonia escutassem todo o arranjo. “Ao mesmo tempo, mantive um pouco da estereofonia das altas frequências, para buscar aquela sensação do estéreo”, explica.  

Izar complementa: “Foi um susto quando eu acordei um dia e estava sem ouvir no lado esquerdo. Eu recuperei um pouco com os remédios, mas foi insuficiente para ter a mesma experiência musical, principalmente com fones de ouvido. A masterização do Igor me emocionou e achei que o disco ficou até melhor com ela”, conta o artista.

“Espero que o trabalho transmita a mesma sensação que tive a todas as pessoas que têm perda auditiva em um dos ouvidos”, conclui Izar.


Carreira solo
Com o lançamento de Fantástica Realidade, Izar consolida seu trabalho com o segundo disco – o primeiro foi revelado em 2018 e se chama O Amor, A Escuridão E A Esperança. Além disso, o compositor lançou os singles Não Solte A Mão de Ninguém, Todo Mundo É Mais Famoso Que Eu e Impaciência. Todas as músicas foram produzidas por Thiago Arruda (Ed Motta), principal parceiro de Izar na carreira solo, que começou em 2017.

Com o trabalho da formação do disco em 2022, Izar foi selecionado para participar de festivais importantes no Espírito Santo e nacionalmente, como o ExFest 2ª Edição e o Formemus – uma das maiores feiras de música da América Latina. 

O disco Fantástica Realidade tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do ES (Secult) e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

 As canções do disco:
1-Fake
2-Maior que o Chão
3-Mulheres de Preto (Feat. Rayane Boldrini)
4-O Homem das Metades
5-Déjà vu do Futuro (Parceria com João Bernardo)
6-Tempos de Paz
7-Fantástica Realidade
8-Fake (Mono Version)
9-Maior que o Chão (Mono Version)
10-Mulheres de Preto (Mono Version)
11-O Homem das Metades (Mono Version)
12-Déjà vu do Futuro (Mono Version)
13-Tempos de Paz (Mono Version)
14-Fantástica Realidade (Nomo Version)


Ficha técnica
Álbum: Fantástica Realidade
Data de lançamento: 12 de novembro
Autor, guitarra, violão e voz: Izar
Produção, guitarra e baixo: Thiago Arruda
Teclado: Lucas Arruda
Bateria: Natália Arrivabene
Bateria em “O Homem das Metades”: Gabriel Ruy
Percussão: Edu Szajnbrum
Feat em “Mulheres de Preto”: Rayane Boldrini
Mixagem: Alexandre Barcelos
Masterização: Igor Comério
Gravação: Estúdio Funky Pirata (Vitória)
Vídeos e fotos: Ademir Ribeiro
Animação: Luciano Araujo e Lucas Duarte
Identidade Visual: Nina Salgado e Lucas de Carvalho
Artes divulgação: Bella Nogueira

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória