Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Bossa Nova: ligação do movimento com a música capixaba

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova. A data é uma homenagem a data de nascimento do cantor, compositor e violonista carioca Tom Jobim (1927-1994).

Nara Leão, com Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. (FOTO: Reprodução/Site Letras)
A bossa nova é um movimento iniciado no fim da década de 1950, de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e que completa 64 anos em 2022. Mas qual a ligação deste movimento com a música capixaba?

Simplesmente pelo motivo de que a bossa nova nasceu de reuniões ocorridas no apartamento da cantora Nara Leão (1942-1989), na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nara, nascida em Vitória, tem sua história contada na série documental O Canto Livre de Nara Leão, lançado neste mês no Globoplay e ficou conhecida como a "musa da bossa nova". 

A série relata essas reuniões com um grupo de músicos da classe média carioca dentre os quais o também capixaba Roberto Menescal, atualmente com 84 anos e nascido na capital do Espírito Santo.

Menescal é um dos mais importantes compositores da bossa nova, ao lado dos cariocas Tom Jobim, Carlos Lyra, hoje com 88 anos, e Vinícius de Moraes (1913-1980). Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O Barquinho, Você, Nós e o mar, Ah se eu pudesse, Rio, entre outras.


A bossa nova
A palavra "bossa" apareceu pela primeira vez na década de 1930, em São Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa (1910-1937): "O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas (...)".

A expressão "bossa nova" passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

Em meio as reuniões de músicos, principalmente no apartamento de Nara Leão, o movimento teve seu marco oficial em agosto de 1958, com um um disco de 78 rpm do violonista baiano João Gilberto, gravado na Odeon, contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).


A bossa nova trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.

"Numa rápida comparação com a música popular 'tradicional', a 'bossa nova', ao invés de apresentar uma melodia conduzida marcadamente pelo ritmo, que facilita sua captação ('entendimento') e, consequentemente, produz uma harmonia relativamente pobre, definiu-se pela integração da melodia, harmonia, ritmo e contraponto. Não ocorreu o predomínio de um dos elementos sobre os demais [...]", descreve Valter Krausche, autor do livro Música Popular Brasileira: Da cultura de roda à música de massa (Brasiliense, 1983).

Nara Leão, Roberto Menescal e Chico Buarque nos anos 80. (FOTO: Reprodução/Site Nara Leão)
Fontes: livro "Música Popular Brasileira: Da cultura de roda à música de massa" (Brasiliense, 1983); programa "Bossa Nova" (TV Brasil, 2018); documentário "30 anos de Bossa Nova" (TV Manchete, 1987) e site Nara Leão

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena