Pular para o conteúdo principal

Série documental inédita homenageia a capixaba Nara Leão

Nara Lofego Leão, nasceu em 19 de janeiro de 1942, no Espírito Santo e ganhou multidões por todo Brasil, sendo uma das vozes mais importantes da bossa nova e da MPB. Neste mês, no qual iria completar 80 anos, a cantora ganha como homenagem uma série documental chamada O Canto Livre de Nara Leão, no Globoplay.

A cantora Nara Leão em registro mostrado pela série. (FOTO: Divulgação/Acervo Nara Leão)
A série está disponível desde a última sexta-feira (7), e trás em seus cinco episódios fotos, vídeos e áudios da cantora que foi uma das maiores intérpretes da música brasileira.

Além disso, a série conta como era Nara através de entrevistas de familiares e de grandes músicos e personalidades como Roberto Menescal, Chico Buarque, Edu Lobo, Fagner, Maria Bethânia, Marieta Severo, Nelson Motta e Paulinho da Viola.  

O projeto é dirigido por Renato Terra, e faz parte da nova nova produção do Conversa.doc, o núcleo de documentários do programa Conversa com Bial, do qual Terra é um dos roteiristas. José Bial, neto de Nara Leão, também colabora no projeto, como produtor de conteúdo. Jordana Berg foi a responsável pela montagem da série.


"Nara é uma das grandes artistas do século 20 no Brasil, ao lado da Bethânia, da Elis Regina e da Elza Soares. Acho que ela ainda não teve esse reconhecimento que precisava ter", afirma Terra.

A trajetória artística de Nara teve início nos anos 1960, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. 

Esta série documental, mostra como o talento e a personalidade da cantora se uniram, provocando uma transformação na música e no comportamento dos brasileiros. Nara era chamada de "musa da bossa nova", mas na verdade ela era a própria bossa nova.


Aproveite a oportunidade e conheça um pouco mais da incrível trajetória de Nara Leão, que ainda vive livre com sua música ecoando por todo este país!


Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória