Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de percussão, samba-enredo e cobertura de carnaval

Das rodas e palcos aos desfiles no Sambão do Povo, o samba capixaba movimenta a cultura do Espírito Santo. E para fortalecer ainda mais o ritmo que ecoa nas ruas e morros do Estado, um projeto está com inscrições abertas até 24 de novembro para oficinas gratuitas sobre samba-enredo, percussão de bateria e técnicas de cobertura audiovisual de carnaval.

O projeto Samba que Eu Quero Ver - Mostra Cultural de Bamba tem ações educativas que são abertas ao público em geral interessado em aprender os saberes do samba, especialmente jovens integrantes de agremiações.

Carnaval de Vitória: oficinas gratuitas em projeto. (FOTOS: Zanete Dadalto)
As atividades acontecem entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro na Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória. As três oficinas são voltadas para maiores de 14 anos e contam com 80 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site Samba que Eu Quero Ver.

Além das capacitações, a ação propõe uma mostra inédita de multilinguagens sobre o samba. Música, cinema, rodas de conversa, gastronomia e exposições fotográficas vão ocupar a Cidade Alta e a Casa da Música Sônia Cabral nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

O projeto defende a necessidade de fortalecer e fomentar a produção artística sobre o tema no estado, e o resgate dessa parte da identidade capixaba tão relevante, mas ainda tão pouco reconhecida dentro e fora do Espírito Santo. 

Por meio de um evento cheio de sinestesia, ritmos, planos-sequência, acordes, dança e encontros, o público vai conhecer e vivenciar a riqueza cultural do legado do samba capixaba e sua confluência de manifestações culturais regionais únicas, como o congo, o jongo e o ticumbi. A programação completa será divulgada em breve nas redes e site do projeto.

Para a diretora de programação e uma das idealizadoras do projeto, Luana Laux “o evento é uma oportunidade de apoiar a construção da memória social do samba, passando pelas tradições até as políticas públicas que impulsionaram para que o nosso desfile de carnaval de avenida se tornasse o terceiro maior do país. Assim como o samba brasileiro é patrimônio imaterial mundial, o samba capixaba também é patrimônio do Brasil.”

O projeto é produzido pela Puri Produções com coprodução da Lúdica Audiovisual, Odoyá e Arco. Conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Instituto Cultural Vale, e realização do Governo Federal viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Oficinas
Oficina Petrobras Carnaval que eu quero ver, com Felipe Amarelo (fotógrafo e músico)
Dentro e fora da avenida, os desfiles das escolas de samba são resultado de uma construção coletiva, da mesma forma, nos bastidores, as transmissões nas redes sociais mostram a força da relação entre público, foliões e ritmistas. 
A oficina propõe uma reflexão e prática sobre técnicas de coberturas audiovisuais pensadas para o registro e a preservação dos bastidores da memória do Carnaval de Avenida, com o que se tem ao alcance: câmeras, dispositivos móveis, sensibilidade e muita disposição.
Local: Casa da Cultura Sônia Cabral (Sala Criativa – 1º pavimento)
Vagas e público-alvo: até 30 jovens, de 14 a 20 anos, de dentro e fora das agremiações, interessados em estudar audiovisual e entender como funciona os bastidores de uma cobertura de carnaval. Os inscritos na oficina terão a ajuda da passagem (ida e volta).

Oficina de percussão de bateria, com Górgias Gomes (diretor de bateria)
A oficina visa sensibilizar os participantes para os ritmos percussivos relacionados à configuração de uma bateria de escola de samba, trabalhando o gênero samba-enredo e suas variações. Um passeio sobre os diferentes toques de caixas, evoluções rítmicas, cadência e diferenciação entre os toques de surdos e rítmica de instrumentos que compõem as baterias, tais como tamborins, repiques e outros naipes de percussão.
Local: Teatro Casa da Música Sônia Cabral
Vagas e público-alvo: até 30 jovens, entre 14 e 30 anos, interessados em aprender a tocar bateria de escola de samba.

Oficina de interpretação de samba-enredo, com Fernanda Lima (cantora) e Vinicius Moraes (músico)
O samba-enredo é um dos elementos essenciais para o desfile das escolas de samba, responsável por guiar todo o desfile e transmitir em música a narrativa escolhida  pelas agremiações para apresentar na avenida.
A oficina irá  trabalhar técnicas de canto, respiração e postura vocal para quem deseja aprender mais sobre o universo dos enredistas e intérpretes. Também será uma oportunidade de aprender e compartilhar experiências diretamente com os sambistas Fernanda Lima e Vinicius Moraes.
Local:  Casa da Cultura Sônia Cabral (Sala Criativa – 1º pavimento)
Vagas e público-alvo: até 20 pessoas interessadas em estudar técnicas de voz e interpretação de samba-enredo. A oficina é gratuita e aberta a todos, mas a seleção irá priorizar mulheres por conta da ausência da presença feminina nessas funções de liderança do Carnaval.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena