Pular para o conteúdo principal

Festival de Música Erudita do Espírito Santo termina neste sábado (26)

O 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo segue até o próximo sábado (26). O projeto, em formato híbrido, recebe o público presencialmente e transmite ao vivo os espetáculos pelo YouTube.

O festival acontece no Sesc Glória e na Casa de Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. (FOTO: Divulgação)
Na Casa de Música Sônia Cabral, em Vitória, nesta sexta (25), mais uma vez a presença de compositores portugueses em concerto de câmara com o piano solo de Ana Cláudia Assis. No repertório, obras de Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville, Vianna da Motta e do húngaro Franz Liszt, que foi professor de Vianna da Motta. 

No sábado (26), no Sesc Glória, também na capital capixaba, o concerto de encerramento traz a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com regência do maestro Helder Trefzger junto à soprano Natércia Lopes e mais três vencedores do 1º Concurso de Canto que leva seu nome.

A noite abre com obra de Cláudio Santoro, compositor homenageado desta edição. Completam o espetáculo composições de Jules Massenet, Alceu Camargo, paranaense radicado no Espírito Santo, Leonardo Martinelli, Mozart, Giuseppe Verdi e Ruggero Leoncavallo.

O festival
Idealizado por Tarcísio Santório, presidente da Companhia de Ópera do Espírito Santo (COES), o Festival de Música Erudita do Espírito Santo teve sua primeira edição em novembro de 2013, e desde 2014 a direção é dividida com Natércia Lopes.

Já passaram por lá grandes nomes nacionais e internacionais como Eliane Coelho, Cristian Budu, Emmanuele Baldini, Denise de Freitas, Fernando Portari, Eduardo Monteiro, Nahim Marun, Célia Ottoni, Aleyson Scopel, Gabriela Queiroz, Fábio Bezuti, os maestros Gabriel Rhein-Shirato e Helder Trefzger, os argentinos Alfonso Mujica e Rosana Schiavi, os norte-americanos Maria Russo e Marc Verzatt, entre tantos outros.

Sua 8ª edição, 100% digital, para se adaptar às exigências da pandemia, em 2020, com transmissão simultânea no método “ao vivo”, recebeu inúmeras críticas positivas nacionais e internacionais e por isso, também, foi indicado ao maior prêmio nacional de música clássica, o Prêmio Concerto, da renomada publicação brasileira.

Serviço 
10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Transmissão: YouTube do festival

Datas e horários: 26/nov (sábado), às 20h
Local: Centro Cultural Sesc Glória -Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Informações: (27) 3232-4750
Entrada: Gratuita (652 lugares / 60 minutos)

 Datas e horários: 25/nov (sexta-feira), às 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória
Informações: (27) 3132-8399
Entrada: Gratuita (180 lugares / 60 minutos)

Projeto Ópera nos Bairros
Onheama, a infância de um guerreiro – ópera em marionetes
23/nov (quarta-feira), às 15h - EMEFI Dorvelina Comboios - Aracruz
25/nov (sexta-feira), às 10h - EMPI Irajá - Aracruz
25/nov (sábado), às 16h - EMEFI C. Velha e CMEII C.Velha - Aracruz

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Formemus abre chamamento nacional de videoclipes

Show “Barco do Amor”, com Amaro Lima, em tributo a Alexandre Lima no Sesc Glória