Pular para o conteúdo principal

Coro Jovem Vale Música é atração da mostra Samba que Eu Quero Ver

Formado por 25 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coro Jovem Vale Música vai fazer uma apresentação especial no Samba que Eu Quero Ver - Mostra Cultural de Bamba Capixaba.

Será na próxima quinta-feira (1º), às 19 horas, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. Sob a regência do maestro Max Michel Alves, o grupo vai apresentar clássicos do samba em arranjos inéditos.

Solistas do Coro Jovem Vale Música durante apresentação. (FOTO: Fábio Prieto)
Com produção da Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Arco Comunicação, a mostra Samba que Eu Quero Ver oferece ao público apresentações musicais e oficinas gratuitas, desta terça-feira (29) a sábado (3), na Casa da Música Sônia Cabral.

 Para esta apresentação inédita, o Coro Jovem Vale Música vai levar ao palco uma proposta cênica que dialoga com o contexto cultural e musical vivenciado pelo sambista Cartola (1908-1980), no final da primeira metade do século XX.

O célebre compositor da Estação Primeira de Mangueira é um dos destaques do repertório, que contempla quatro sambas de sua autoria: Alvorada no Morro, Corra e Olhe o Céu, Peito Vazio e As Rosas não Falam.

Juntamente com os sambas de Cartola, o repertório vai incluir outras seis composições de mestres como Pixinguinha, Sinhô, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Adoniran Barbosa e Noel Barbosa, caracterizando uma viagem pela história do samba e do choro.

Integrantes do Coro Jovem Vale Música: atração no Samba que Eu Quero Ver. (FOTO: Fábio Prieto)
As canções serão apresentadas em grupo e pelos solistas do Coro Jovem Vale Música: Fernanda Soares, Rubens Corrêa, Samuel Barbosa e Bruna Knupp.

“O Coro Jovem Vale Música já tem em seu repertório muitos sambas e bossas, que caracterizam o seu estilo, mas esta é a primeira vez que o grupo participa de um evento exclusivo de samba”, comenta o maestro Max Michel Alves.

Trajetória
Em atividade desde 2013, o Coro Jovem Vale Música reúne atualmente 25 integrantes, com idade de 16 a 25 anos. O grupo realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.

Os alunos do Coro Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. O repertório do grupo é composto por música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança.

O Samba que Eu Quero Ver tem apoio da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), com realização da Puri Produções e patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Apresentação do Coro Jovem Vale Música na mostra “Samba que Eu Quero Ver”
Data e horário: 1º/dez (quinta-feira), às 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
 
Repertório:
1) Lamento (Pixinguinha) - Grupo
2) Jura (Sinhô) - Grupo
3) Brejeiro (Ernesto Nazareth) - Grupo
4) Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa) - Grupo
5) Doce de coco (Jacob do Bandolim) – Solista: Samuel Barbosa
6) Gago apaixonado (Noel Rosa) – Solista: Rubens Corrêa
7) As Rosas não Falam (Cartola) – Solista: Fernanda Soares
8) Peito vazio (Cartola/Elton Medeiros) – Solista: Bruna Knupp
9) Alvorada no Morro (Cartola/Carlos Cachaça/Hermínio Bello de Carvalho) - Grupo
10) Corra e olhe o céu (Cartola/Dalmo Castelo) - Grupo

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil