Pular para o conteúdo principal

Após jornada de lançamentos, Izar fecha o ano com o disco “Fantástica Realidade”

O músico e compositor Izar lança neste sábado (12), o disco Fantástica Realidade, segundo na carreira solo do artista. Com 14 faixas no total – sete em estéreo e uma versão em mono de cada -, o álbum se desenha após uma jornada de lançamentos durante o ano.

Sim. Izar revelou seis singles ao longo de 2022 e fecha o ciclo com a formação da coletânea e a novidade com a faixa-título: a canção Fantástica Realidade, rock composto exatamente para esse encerramento.

O músico e compositor Izar. (FOTO: Ademir Ribeiro)
A obra traz ainda, com as versões em mono, ação de acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva em um dos ouvidos – caso do próprio Izar, que teve uma doença conhecida como surdez súbita, em 2017. 

Responsável pela masterização de todo o álbum, o engenheiro de som Igor Comério conta ter sido um grande desafio tocar o projeto, uma vez que a estratégia era trazer para as músicas o máximo da compatibilidade em mono, permitindo que as pessoas com perda da estereofonia escutassem todo o arranjo. “Ao mesmo tempo, mantive um pouco da estereofonia das altas frequências, para buscar aquela sensação do estéreo”, explica.  

Izar complementa: “Foi um susto quando eu acordei um dia e estava sem ouvir no lado esquerdo. Eu recuperei um pouco com os remédios, mas foi insuficiente para ter a mesma experiência musical, principalmente com fones de ouvido. A masterização do Igor me emocionou e achei que o disco ficou até melhor com ela”, conta o artista.

“Espero que o trabalho transmita a mesma sensação que tive a todas as pessoas que têm perda auditiva em um dos ouvidos”, conclui Izar.


Carreira solo
Com o lançamento de Fantástica Realidade, Izar consolida seu trabalho com o segundo disco – o primeiro foi revelado em 2018 e se chama O Amor, A Escuridão E A Esperança. Além disso, o compositor lançou os singles Não Solte A Mão de Ninguém, Todo Mundo É Mais Famoso Que Eu e Impaciência. Todas as músicas foram produzidas por Thiago Arruda (Ed Motta), principal parceiro de Izar na carreira solo, que começou em 2017.

Com o trabalho da formação do disco em 2022, Izar foi selecionado para participar de festivais importantes no Espírito Santo e nacionalmente, como o ExFest 2ª Edição e o Formemus – uma das maiores feiras de música da América Latina. 

O disco Fantástica Realidade tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do ES (Secult) e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

 As canções do disco:
1-Fake
2-Maior que o Chão
3-Mulheres de Preto (Feat. Rayane Boldrini)
4-O Homem das Metades
5-Déjà vu do Futuro (Parceria com João Bernardo)
6-Tempos de Paz
7-Fantástica Realidade
8-Fake (Mono Version)
9-Maior que o Chão (Mono Version)
10-Mulheres de Preto (Mono Version)
11-O Homem das Metades (Mono Version)
12-Déjà vu do Futuro (Mono Version)
13-Tempos de Paz (Mono Version)
14-Fantástica Realidade (Nomo Version)


Ficha técnica
Álbum: Fantástica Realidade
Data de lançamento: 12 de novembro
Autor, guitarra, violão e voz: Izar
Produção, guitarra e baixo: Thiago Arruda
Teclado: Lucas Arruda
Bateria: Natália Arrivabene
Bateria em “O Homem das Metades”: Gabriel Ruy
Percussão: Edu Szajnbrum
Feat em “Mulheres de Preto”: Rayane Boldrini
Mixagem: Alexandre Barcelos
Masterização: Igor Comério
Gravação: Estúdio Funky Pirata (Vitória)
Vídeos e fotos: Ademir Ribeiro
Animação: Luciano Araujo e Lucas Duarte
Identidade Visual: Nina Salgado e Lucas de Carvalho
Artes divulgação: Bella Nogueira

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena