Pular para o conteúdo principal

Festival de Música Erudita do Espírito Santo começa nesta sexta-feira (4)

No ano comemorativo de sua décima edição, o 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo dá continuidade ao projeto de anos anteriores, amplia o intercâmbio entre Brasil e Portugal, e inaugura um espaço de experimentação e criação artística com encomendas e estreia de novas obras.

Em suas mais recentes edições, o evento passou a ter uma linha curatorial de programação mais focada nas criações dos séculos XX e XXI, com grande destaque para o repertório brasileiro, latino-americano, português e obras de compositoras.

Evento amplia o intercâmbio entre Brasil e Portugal e inaugura um espaço de experimentação e criação artística. (FOTO: Divulgação)
Nesta edição o Festival apresenta uma programação que tem como eixo temático as diversas relações do homem com o tempo. O projeto, em formato híbrido, recebe o público presencialmente e transmite ao vivo os espetáculos pelo YouTube, de sexta-feira (4) a 26 de novembro.

Também retoma os Concertos Itinerantes, parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a integração de comunidades e setores da sociedade que não têm acesso às salas de espetáculo ou espaços culturais.

O festival é dirigido por Tarcísio Santório e Natércia Lopes, com direção artística de Livia Sabag que também integra o núcleo de curadoria ao lado de Gabriel Rhein-Schirato, Guilhermina Lopes, Fabio Bezuti e Helder Trefzger.

A programação abre com a estreia mundial de duas obras especialmente encomendadas para comemorar a 10ª edição do festival, ambas com textos de Geraldo Carneiro, poeta e dramaturgo.

Primeiro um ciclo de quatro canções intitulado O Tempo e o Mar, com música de Marcus Siqueira, abordando a relação do homem com o tempo, exatamente o tema que permeia conceitualmente todo o Festival.

Em seguida a ópera A Procura da Flor, cujo libreto de Geraldo Carneiro se baseia no romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, com música de André Mehmari. Ambas as obras interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato. Na sexta-feira (4) e domingo (6), no Centro Cultural Sesc Glória.

No dia 11 de novembro, desta vez na Casa da Música Sônia Cabral, um emocionante concerto de câmara com voz e piano, interpretado pela soprano MasamiGanev e o pianista Alberto Heller.

O repertório lança um olhar poético para o tempo, a natureza e suas relações com a vida humana através de músicas compostas por Gabriel Fauré, Mel Bonis, Liza Lehman, Franz Schubert, da compositora francesa radicada em Portugal, Francine Benoit, NadiaBoulanger, Alberto Nepomuceno, Reynaldo Hahn, Francis Poulenc e Richard Strauss.

Uma verdadeira constelação de compositores eruditos. No dia 12, no mesmo local, um concerto de câmara com o Quarteto de Cordas Bratya e o violão solo de Lucas Vieira. O concerto abre com a estreia brasileira de Dar Templo ao Tempo, do português Eurico Carrapatoso, seguida de obras brasileiras com fortes presenças do choro e da seresta pelas composições de Lina Pires de Campos, Baden Powell, André Mehmari e Heitor Villa-Lobos.

No dia 18, a Orquestra Jovem Vale Música realiza um concerto totalmente dedicado à música contemporânea latino-americana. No repertório composições de Clarice Assad, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, da argentina Valéria Romero, encerrando com a obra Devaneio, encomendada especialmente para o Festival, de Marisa Rezende.

No dia 19, consolidando o intercâmbio Brasil-Portugal, a Companhia de Ópera e Artes Contemporâneas AREPO, de Torres Vedras, interpreta o espetáculo músico-teatral Beatriz, com composições e direção musical de Luís Soldado, e encenação de Linda Valadas, outra estreia mundial dentro do Festival. Ambos os espetáculos acontecem na Casa de Música Sônia Cabral.

Ainda na Casa de Música Sônia Cabral, no dia 25, mais uma vez a presença de compositores portugueses em concerto de câmara com o piano solo de Ana Cláudia Assis. No repertório, obras de Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville, Vianna da Motta e do húngaro Franz Liszt, que foi professor de Vianna da Motta.

No dia 26, no Sesc Glória, o concerto de encerramento traz a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com regência do maestro Helder Trefzger junto à soprano Natércia Lopes e mais três vencedores do 1º Concurso de Canto que leva seu nome. A noite abre com obra de Cláudio Santoro, compositor homenageado desta edição.

Completam o espetáculo composições de Jules Massenet, Alceu Camargo, paranaense radicado no Espírito Santo, Leonardo Martinelli, Mozart, Giuseppe Verdi e Ruggero Leoncavallo.

Para além dos concertos nas salas de espetáculo, o Festival também promove um conjunto de iniciativas voltadas às comunidades e setores sociais que não têm acesso a esses espaços culturais. 

O Pequeno Teatro do Mundo apresentará uma versão para marionetes da ópera infanto-juvenil Onheama, de João Guilherme Ripper, em comunidades indígenas de Aracruz e na Escola da Serra. O projeto Concertos Itinerantes levará diferentes repertórios para asilos, escolas e um patrimônio da grande Vitória, e a cenógrafa Colette Dantas coordenará a oficina TEMPO-LUGAR-SOM, um projeto socioeducativo de instalações artísticas urbanas no centro de Vitória.

Seguindo a sua tradição anual, o festival homenageará, nesta edição, o compositor e maestro Cláudio Santoro e o maestro capixaba Cláudio Modesto.

A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio máster da ArcelorMittal, patrocínio do Banescard Visa, apoio do Hotel Ilha do Boi e Arepo, apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, através da OSES, Funcultura e da Secretaria de Estado da Cultura.


Serviço 
10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Transmissão: YouTube do festival

Datas e horários: 4, 6 e 26/nov, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Local: Centro Cultural Sesc Glória -Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Informações: (27) 3232-4750
Entrada: Gratuita (652 lugares / 60 minutos)

 Datas e horários: 11, 12, 18, 19 e 25/nov, sextas e sábados, às 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória
Informações: (27) 3132-8399
Entrada: Gratuita (180 lugares / 60 minutos)

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória