Pular para o conteúdo principal

Painel discute desenvolvimento da música do Espírito Santo no encerramento do Formemus

No último dia do Formemus, neste sábado (21), um dos destaque foi o painel "Nossa música! Perspectivas de Desenvolvimento da Música do Espírito Santo no Brasil", que debateu os diversos âmbitos que envolvem a música e a gestão de carreira, na Casa de Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.

O painel foi mediado por Tarcísio Santório, presidente na Companhia de Ópera do Espírito Santo, e contou com presença de Aline Maria, musicista; Bella Nogueira, do canal Explicanção e do ExFest; Pedro Tibery, produtor musical; Derick Brumatte, do Estúdio Bravo e selo Casulo; e Daniel Morelo, do Sorvetinho FM, e um dos organizadores do Formemus e do Marien Calixte Jazz Music Festival.

Participantes do último painel do Formemus em 2022. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Os convidados debateram a produção musical e apresentado perspectivas de desenvolvimento da cena capixaba. Destacaram exemplos de maior destaque como dos artistas do rap, entre os quais Budah e Cesar MC. Cada convidado ressaltou algumas das experiências vivenciadas.

"O chamado artista 360 graus precisa entender como produzir, como distribuir uma música, de direito autoral. Hoje tem que entender como fazer a distribuição digital. O ramo da música é muito grande. A Budah, por exemplo, quando vai fazer um show tá toda naquele traje. Estuda todo o look que vai usar, e se conecta com novas marcas de roupa e maquiagem", destacou Tibery, em uma de suas falas.

No debate, foi levantado questionamentos sobre a falta de palcos no Estado. Bella Nogueira disse que considera palco "qualquer foram onde possa falar e ser ouvido e dar voz para os outros".

"O canal Explicanção foi criado na pandemia como canal no YouTube. E logo saiu o primeiro episódio com o Renato Casanova explicando sua forma de compor. Foi um espaço nesse período que os artistas tiveram para se conectar com o público e outros artistas", contou Bella Nogueira.

Houve cobranças por leis e mais políticas públicas para a cultura em geral, e que os governos municipais e estaduais incentivem a criação e manutenção dos "palcos" na música do Espírito Santo.
Programação diversa
O último dia ainda foi marcado pelo painel "A Curadoria e o After da Curadoria - Profissionalismo e Sedimentação da Carreira", e ainda as palestras "Formação de público e segmentação da audiência - Case ID_Musique", com Dani Ribas (SP), e "Booking e Agenciamento Artístico", com Ricardo Rodrigues (SP).

Encerrando a programação, Azzula (MG), Vitrolab (BA), Fabriccio e Afronta MC, fizeram as últimas apresentações do showcase no palco no Forte São João. Foram anunciados os vencedores das mostras fotográfica - Vikki Dessaune com a foto "Ecos Espaciais (2019)", e de videoclipe - Morenna, com o clipe da música Me Acabo.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória