Pular para o conteúdo principal

Clipe de Monique Rocha é atração no Mucane

O videoclipe da canção Sou Negro, da cantora Monique Rocha, será exibido nesta sexta-feira (27), às 18 horas, dentro da programação do aniversário de 29 anos do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), que fica no Centro de Vitória.

Monique Rocha com o compositor Jean Carlos. (FOTO: Thais Gobbio)
A cantora estará presente para falar sobre o clipe, que ela define como “uma canção de amor e luta”. Sou Negro é uma canção que fala da luta, do racismo, da escravidão, da autoestima, do amor, e da beleza do povo preto”, explica a cantora sobre a composição do parceiro Jean Carlos.

Na mesma data, a partir das 17 horas, serão abertas três novas exposições: Estandarte Negro, do artista e pesquisador de memória negra Rômulo Corrêa; Òrìṣàs, do artista, grafiteiro e militante do Movimento Negro e do Hip Hop, Sagaz; e Personalidades Negras, exposição permanente do espaço.

Rômulo Corrêa é o diretor de arte do videoclipe Sou Negro, que tem direção de Cintia Braga. O clipe retrata um casal da realeza africana em plena favela brasileira, mostrando suas ruas, suas vielas e seus contrastes.

Interpretados por Monique Rocha e pelo compositor Jean Carlos, os personagens transitam no meio da mata, para transmitir a ideia de ancestralidade. "Mostramos através do clipe que os negros não são descendentes de escravos e, sim, de reis e rainhas", destaca Monique.

Para representar a valorização da cultura afro-brasileira, o vídeo apresenta personalidades negras capixabas de vários segmentos, na área da educação, da política, da juventude, dos movimentos sociais, da diversidade de gênero e das artes.

"Temos atores, poetas, intelectuais, cantores, bailarinos, personalidades do carnaval, pessoas do congo e do rap", descreve a cantora. "São pessoas que fazem parte da minha trajetória como artista e outras por quem tenho grande admiração", revela.

O projeto foi contemplado no Edital 007/2021 da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.


Leia mais

Mucane
A programação do mês de aniversário do Mucane prevê atividades gratuitas de classificação indicativa livre, no período de 13 a 28 de maio. Entre as ações em curso estão a abertura de três exposições, oficinas, cinedebates, atividades educativas e apresentações culturais.

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3527/1993, do governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra.

Serviço
Exibição do videoclipe “Sou Negro”, de Monique Rocha
Data e horário: 27/mai (sexta-feira), às 18h
Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) – Av. República, 121, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena