Pular para o conteúdo principal

Brincadeira de criança inspira novo samba de Fábio Pinel

Após o sucesso do seu primeiro álbum autoral, O Dom de Cantar, lançado em 2020, o cantor e compositor Fábio Pinel disponibiliza o seu novíssimo samba Água e Areia, na próxima sexta-feira (6), nas plataformas digitais. A gravação é o primeiro fruto da parceria do sambista com o maestro Célio Paula, da Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O cantor e compositor Fábio Pinel lança nova música. (FOTO: Melina Pinel)
Partido-alto que segue a linhagem dos sambas de João Nogueira (RJ), Água e Areia nasceu das lembranças afetivas da infância do maestro Célio Paula. A letra narra, com bom humor, a diversão das crianças ao buscar areia na beira do rio para limpar as panelas antes da pescaria, atendendo à orientação da mãe do compositor. "Por aqui, nessa freguesia, menino e menina também vêm pra cozinha", diz um trecho da letra.

A parceria de Fábio Pinel com o maestro Célio Paula surgiu em 2019, pouco tempo depois da entrada do sambista como cantor solista na Orquestra Pop & Jazz do Ifes. "Em poucos meses, já fizemos mais de 20 composições. O maestro Célio é excelente letrista e tem encaminhado suas criações. Estou musicando suas letras. Guardadas as devidas proporções, sou o João Nogueira da parceria e o Célio é o Paulo César Pinheiro", diverte-se o cantor, citando a lendária dupla que compôs Espelho e As Forças da Natureza, entre outros clássicos da MPB.

Gravação
Primeira canção da dupla a ganhar registro em estúdio, Água e Areia foi gravada durante a pandemia da Covid-19, com coprodução de Nícola Pasolini.  Fábio Pinel conta como se deu a parceria. "Dentre as tantas composições que ele me encaminhou, chegou a letra de Água e Areia. Pensei: 'Essa letra dá um samba de partido-alto, um negócio maravilhoso'. E a composição veio rápido. No mesmo dia que o Célio encaminhou a letra, eu musiquei e enviei para ele com voz e banjo. Ele ficou muito feliz", comenta o cantor.

Por sua vez, o maestro Célio Paula explica que a inspiração para a letra deste samba partiu da sua relação com a mãe. "Por ela ser a referência da nossa casa, eu não fazia distinção entre as atividades domésticas. Todos nós fazíamos um pouco. Tenho uma irmã mais velha e dois irmãos mais novos. Éramos em cinco pessoas e dividíamos as tarefas domésticas. Minha mãe era muito afetuosa e a nossa casa vivia cheia", revela.

Em janeiro de 2022, Fábio Pinel apresentou Água e Areia em um concerto online da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, com orquestração e regência do maestro Célio Paula, dentro do Edital Conexão Arte e Cultura. Agora é a vez de o single chegar às plataformas digitais. Paralelamente, o cantor apresenta Água e Areia e os sambas do seu primeiro CD solo em bares e espaços voltados para o samba no cenário cultural capixaba.  O próximo show será no dia 14 de maio, no bar Divino Botequim, em Jardim da Penha, em Vitória, onde o compositor e cavaquinista agita as feijoadas de sábado acompanhado por Cecitônio Coelho (violão sete cordas) e Léo de Paula (percussão).

Ficha técnica
Música: Água e Areia
Data de lançamento: 6 de maio
Artista: Fábio Pinel
Letra: Célio Paula
Coprodução: Nícola Pasolini
Fotografia: Melina Pinel

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória